Câmara Itabuna
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA
Vidro Tech

DEPUTADO QUER INSTITUIR SEMANA ESTADUAL DE DOAÇÃO DE MEDULA ÓSSEA

O deputado Estadual Dal (PP), protocolou junto à Mesa Diretora da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA) um projeto de lei que institui a Semana Estadual de Doação de Medula Óssea. O PL reserva a última semana do mês de setembro para orientação e conscientização sobre a importância da doação de medula óssea. De acordo com o parlamentar, a doação é um ato de solidariedade e de amor ao próximo que pode salvar uma vida, além de ajudar no tratamento de quase 80 doenças.

“O objetivo deste projeto é justamente incentivar os cidadãos e cidadãs tornarem-se doadores, através de ações que serão desenvolvidas no Estado da Bahia por órgãos da Secretaria da Saúde e Fundação Hemoba”, explicou o progressista.

O transplante de medula óssea é indicado para paciente que tem leucemia, anemias graves, linfomas, imunodeficiências e outras doenças relacionadas aos sistemas sanguíneo e imunológico.

Segundo o legislador, a dificuldade em se conseguir um doador compatível justifica a importância de se cadastrar um número cada vez maior de doadores. O cadastramento das pessoas que pretendem ser doadoras é feito na Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba), local onde será efetuado um exame de sangue que vai indicar a histocompatibilidade do doador.

1 comentário
  1. João KNalha Diz

    Antes de elaborar um excesso de leis que, a médio prazo, se tornam inócuas, os “governantes” deveriam prover o sistema de saúde de hospitais de excelente qualidade com equipamentos, medicamentos e profissionais qualificados. Afinal, por que neste país de bandidos, somente os políticos tem direito a hospitais de primeiro mundo, enquanto o povão que trabalha e paga as contas das mordomias e enriquecimento ilícito e desumano de malandros, não possui nenhum direito?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.