Buera fest
Ieprol
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA
Vidro Tech

ITABUNA: MANGABEIRA E AZEVEDO APARECEM TECNICAMENTE EMPATADOS, APONTA SÓCIO ESTATÍSTICA

O médico Antônio Mangabeira e o ex-prefeito Capitão Azevedo, tecnicamente empatados, seguidos pelo ex-deputado estadual Augusto Castro, todos na casa dos dois dígitos, são os principais nomes presentes no momento, na corrida eleitoral de 2020 em Itabuna. É o que aponta a primeira rodada de pesquisas realizada pela empresa Sócio Estatística, contratada pelo programa “Bom Dia Bahia” da Rádio Difusora e a AM3-Assessoria & Consultoria em Comunicação, em parceria com o jornal Diário Bahia, os blogs Pimenta e iPolitica e a TV Itabuna.

O levantamento analítico, realizado no período de 28 de agosto a 01 de setembro, ouviu 802 eleitores – que corresponde a 4% de erro amostral – em oito zonas itabunenses: Califórnia, Centro, Fátima, Nova Itabuna, Santa Inês, Santo Antônio, São Caetano e São Pedro. Envolveu um universo de doze nomes de possíveis candidatos à disputa da Prefeitura: Capitão Azevedo, Augusto Castro, Antônio Mangabeira, Edmilton Carneiro, Eric Júnior, Fernando Gomes, Geraldo Simões, Maruse Dantas, Son Gomes, Babá Cearense, Jairo Araújo e Charliane Sousa.

Num cenário estimulado, quando são citados os nomes dos possíveis postulantes ao Centro Administrativo Firmino Alves – incluindo o prefeito Fernando Gomes – Antônio Mangabeira tem 20,6% das intenções de voto, Capitão Azevedo aparece em seguida com 17,2% e Augusto Castro com 12,4%. Geraldo Simões aparece com 5,8%; Fernando Gomes, 4,0%; Charliane Sousa, 1,9%; Edmilton Carneiro, 1,9%; Eric Júnior, 1,9%; Jairo Araújo, 1,2%; Babá Cearense, 0,7%; Maruse Dantas, 0,2%. Para 18% dos entrevistados, nenhum desses nomes merece o voto para prefeito de Itabuna, enquanto que 7,8% não souberam. 6,2% apontaram outros candidatos.

Num segundo cenário estimulado, sem a presença de Fernando Gomes, substituído pelo secretário de Administração Son Gomes, Mangabeira aparece com 20,9% das intenções de voto, enquanto que Capitão Azevedo cresce para 18,5% e Augusto Castro permanece com 12,4%. Geraldo Simões mantém os 5,8%; Edmilton Carneiro, 1,9%; Eric Júnior, 1,9%; Charliane Sousa, 1,7%; Jairo Araújo, 1,2%; Babá Cearense, 0,7%; Maruse Dantas, 0,2%. Son Gomes tem 1,7%. Nulo/branco, 18,3%; não responderam 8,2%, e 6,5% apontaram outros candidatos.

Quando o cenário é reduzido, com apenas cinco pré-candidatos – Antônio Mangabeira, Augusto Castro, Capitão Azevedo, Eric Junior e Geraldo Simões – Mangabeira mantém os 20,8%, Azevedo cresce para 19,2% e Augusto permanece com 12,9%. Geraldo tem 6,1% e Eric Júnior sobe para 2,7%. Nulo/branco, cresce para 24,3%, e não responderam e 14,1% não souberam.

2 Comentários
  1. João Diz

    Acho que não tem fundamento Azevedo retornar a política para concorrer ao cargo de prefeito de Itabuna, vamos acabar com a repetição sempre visão pra frente se um novo sangue não fizer nada continuar mudando repetir neste momento é continuar dando murro em ponta de faca! Acorda Itabuna vamos pensar pelo menos uma vez por um bem comum a esta cidade sofrida

  2. Jose matos Diz

    Esta muito cedo ainda a politica de itabuna é complicada,candidatos que disparam sempre não conseguem êxito,eu vejo o capitão com grandes possibilidades de vencer,apesar de acreditar que ele teve a oportunidade e na minha opinião não foi muito bom,mas é a população (eleitores)quem decide vamos aguardar

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.