Buera fest
Ieprol
Ubaitaba Inst novo
Buerarema
URUÇUCA
Vidro Tech

ITABUNA: O PROJETO “QUEREMOS SABER” DEBATE SOBRE FAKE NEWS

A Câmara de Vereadores de Itabuna promoveu nesta terça-feira (18) uma palestra sobre fake news, como parte do projeto Queremos Saber. A delegada e professora Katiana Amorim foi a palestrante do evento, que contou com a presença de Tayná Borges, assessora de marketing da prefeitura, Alessandro Dantas, especialista em marketing digital, Jose Nasal, vice-prefeito de Ilhéus, os vereadores Enderson Guinho (PDT), Pastor Francisco (PRB) e Júnior Brandão (PT), o qual presidiu a sessão.

O tema fake news tomou uma proporção maior nos últimos tempos, apesar de já existir notícias falsas desde sempre. As eleições presidenciais norte americanas e a última eleição no Brasil, foram os momentos de crescimento do termo fake news. A professora e delegada, Katiana Amorim, citou vários casos aqui em nossa região voltado ao tema.

O mais relevante e recente, foi o suposto ataque na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), onde mensagens vazadas por uma rede social informava um suposto ataque contra os estudantes e professores da instituição. “Assim que soubemos do fato, o pessoal de Ilhéus tomou as providências, investigou e em menos de 72 horas já estavam na casa do indivíduo que emitiu as mensagens de ameaça, isso mostra a eficiência da polícia civil para assuntos delicados, como esse”, disse Katiana.

Tayná Borges relatou sobre falsas notícias que são espalhadas pelas redes sociais, voltada à ações da prefeitura. Uma grave notícia espalhada nas redes sociais, foi um suposto roubo de crachás e materiais dos agentes de endemias, levando um certo pânico para a população.

O evento reuniu várias entidades da imprensa de Itabuna e região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.