18 DE MAIO, DIA NACIONAL DE COMBATE AO ABUSO E À EXPLORAÇÃO SEXUAL DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Hoje , dia 18 de maio, é reconhecido no Brasil como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Essa data foi estabelecida pela Lei Federal nº 9.970/2000 em memória do crime que ficou conhecido como o “Caso Araceli”, ocorrido em 1973, no Espírito Santo.
A data que serve como lembrete e conscientização à sociedade sobre a gravidade desse problema e mobilizar esforços para prevenir, combater a violência sexual contra crianças e adolescentes.
Dados divulgados pelo Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania, apontaram que o abuso sexual teve um aumento de quase 70% em relação ao mesmo período de 2022.
Só nos primeiros meses de 2023, foram registradas, 69,3 mil denúncias e 397 mil violações de direitos humanos de crianças e adolescentes, das quais 9,5 mil denúncias e 17,5 mil violações envolvem violências sexuais físicas – abuso, estupro e exploração sexual – e psíquicas.