CVR
diabetes
Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

18º MUTIRÃO DO DIABETES DE ITABUNA UTILIZARÁ RECURSOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO NO ATENDIMENTO À POPULAÇÃO

Retinografia Digital com uso de algoritmo de Inteligência Artificial e a emissão de laudos utilizando a tecnologia da Telemedicina são duas das novidades que estarão disponíveis no atendimento ao público do sul da Bahia durante o 18º Mutirão do Diabetes de Itabuna, que acontecerá no dia 18 de novembro, no espaço da Terceira Via Hall.

A informação foi repassada ao prefeito Augusto Castro nesta terça-feira, 27, pelo médico oftalmologista Rafael Andrade, do Hospital Beira Rio e presidente da Organização Não Governamental Unidos Pelo Diabetes, responsável pela organização e coordenação do Mutirão. Na oportunidade, foi assinado um protocolo de intenção de parceria com a Prefeitura Municipal.

Realizado há 18 anos em Itabuna, o evento é referência para outras 32 cidades que promovem ações semelhantes e diversas regiões do Brasil. Segundo explicou o médico Rafael Andrade, além do uso de tecnologia de ponta, será realizado o exame do pé diabético e o mapeamento de retina.

Os pacientes que forem triados e identificados no dia 18 de novembro com o diabéticos em estágio grave serão submetidos à avaliação bioquímica, cardiológica, nefrológica e angiológica, na segunda fase do atendimento.

Rafael Andrade destacou que durante os dois anos de pandemia da Covid – 2020 e 2021 – o projeto do Mutirão do Diabetes teve que ser modificado e adaptado para um novo modelo controlado, respeitando as questões de distanciamento social e todos os demais protocolos de segurança sanitária. Ele destaca ainda que o novo espaço onde acontecerá o Mutirão permitirá uma melhor logística de atendimento ao público, com mais conforto e segurança.

“Tivemos que trazer para esta realidade recursos como o da telemedicina para mantermos a capacidade de atendimento de forma segura, levando em consideração que, mesmo com a pandemia da Covid-19, os novos casos de diabetes não deixaram de surgir e os pacientes acometidos pela doença precisavam o quanto antes ter acesso ao tratamento”, disse.

O médico elogiou a decisão do prefeito Augusto Castro de mais uma vez abraçar a causa pela realização do 18º Mutirão do Diabetes, colocando à disposição toda infraestrutura da máquina administrativa para que o evento aconteça com o mesmo sucesso que tem marcada as edições anteriores.

1 comentário
  1. […] post 18º MUTIRÃO DO DIABETES DE ITABUNA UTILIZARÁ RECURSOS DE ÚLTIMA GERAÇÃO NO ATENDIMENTO À POPU… apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.