ALARGAMENTO DE TRECHOS DA BR 415 DÚVIDAS PARA SEGURANÇA E PROTEÇÃO À VIDA
Por Gilson Nascimento*
Durante os últimos dois meses, iniciou-se uma obra do DNIT – Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, em alguns trechos da Rodovia Itabuna Ilhéus, com objetivo de alargar os acostamentos do acostamento, nascendo mais uma nova faixa de tráfego, com isso oportunizar aos motoristas efetuarem ultrapassagens com segurança.
Salvo os ganhos ou perdas futuras que podem advir com esse alargamento dos trechos propostos, a obra tem sido alvo de algumas criticas e dúvidas pela forma e período de execução, bem como pela falta de transparência do projeto. O descontentamento e chateação da comunidade em geral, diz respeito dois aspectos:
Primeiro! O período da execução. Estamos na alta estação, a BR 415 é a principal rota para chegar a Ilhéus. Nossos visitantes somados ao público local, por si só já deixa essa rodovia movimentada. Com a obra sem planejamento de trafegabilidade, os chamados “pare e siga” são quilométricos e sem segurança viária, com acidentes acontecendo pela ausência do órgão fiscalizador. Vejamos o que diz sobre o assunto o Manual de Sinalização de Obras em Rodovias do DNIT: “Para a execução das obras e do desenvolvimento de projetos de desvio de trânsito, cuidado especial deve ser dado à sinalização para que se obtenha um controle seguro do fluxo de tráfego devendo entre outros cuidados: Canalizar e ordenar o fluxo de veículos junto à obra, de modo a evitar movimentos conflitantes, evitar acidentes e minimizar congestionamento” (grifos e negritos nossos).
Segundo! Falta de conhecimento do projeto. Já busquei em alguns órgãos o projeto da engenharia de trânsito e ainda não obtive êxito. Continuarei buscando para entender e esclarecer algumas dúvidas: como ficara o trânsito dos ciclistas? Já que o acostamento virou a terceira faixa! Teremos passagem de pedestres seguras? Já que temos uma rodovia em perímetros urbanos! . As pontes serão alargadas? Ou teremos o Efeito Borboleta?
“Efeito Borboleta” também conhecido como Efeito Sanfona e Efeito de Ondas Invisíveis. Acontece da seguinte maneira: um carro segue em uma via com trânsito intenso e depois diminui a velocidade bruscamente, causando acidentes e ou congestionamentos.
Por fim, não há de se questionar a importância de uma obra como essa. Itabuna e Ilhéus já deixaram a muito tempo de serem cidades apartadas, nosso processo de conurbação tendo um aglomerado urbano que ultrapassa os limites territoriais uma da outra. Porém necessário esclarecer os questionamentos apresentados de forma construtiva, pois que pese as questões politicas e competências de trechos da rodovia, o que está em jogo é a segurança viária e a proteção à vida no trânsito.
*Gilson Pedro Nascimento de Jesus Policial Militar, Bacharel em Administração, Bacharelando em Direito, Especialista em Mobilidade Urbana e Trânsito Pós-graduando em Direito e em Administração Publica.
Não é necessário ser especialista para ver que a sinalização feita no pequeno trecho da BR 415 que foi alargado tem grande potencial de gerar acidentes: não deixou acostamento (o que fazer se um veículo quebrar naquele trecho? Para na pista?!); as pessoas que trafegam de bicicleta na rodovia vão disputar o espaço com os veículos automotores; no trecho hipoteticamente duplicado existem três pontes não duplicadas, podendo gerar colisões.
Muito importante a obra, mas é necessário pensar na segurança das pessoas.
Perfeita análise técnica. Parabéns Gilson Nascimento, suas argumentações nos convida a um reexame do projeto para avaliar as reais condições dessa ação, como dita por vc, tão necessária para nossas cidades. Trata-se segurança pública viária e a proteção da vida é primordial. Portanto, é necessário desde já responsabilizar por omissão quem está deixando de cumprir seu dever legal de sinalizar, orientar… e dá segurança aos transeuntes local.
Desculpem os erros , o corretor me traiu .Publiquei sem revisar .
Bastante inoportuno e fragil essa sua argumentação sobre a duplicaçao e ou alargamento com queira denominar . Vejamis então :
Primeiro é o memento climático mais acertado pra fazer obras ao ar livre , pois tradicionalmente e período de pouca chuva .
Segundo , qualquer época do ano essa rodovia tem um nivel de trânsito extremamante alto , sendo assim é urgente melhorar a trafegabilibade desses 28 kms . Parabenizo a iniciativa do gov federal em realizar uma ibra de baixo impacto ambiental e de aproveitamento da estrutura já existente . Bato palmas , pouca conversa e realizaçao rápida , ao contrário de muitas obras prometidas a pelo menos 16 anos .
Acredito na sua boa vontade e conduta de caráter no tocante a preocupação de uma política saudável no tocante a uma boa patente de construção benéfica aos usuários dessa tão importante rota de ligação Itabuna as cidades coteiras de nossa região. Saúdo o Sr. Por enorme enterece de nos dar importante esclarecimento.