A causa animal merece e precisa dos nossos cuidados. No Brasil, por exemplo, existem quase 185 mil animais abandonados ou resgatados por ONGs e grupos de protetores. Esses dados são do levantamento do Instituto Pet Brasil (IBP) realizado junto a 400 ONGs de todo o país que trabalham no acolhimento dos bichos.
Foi pensando nisso que o episódio desta quarta-feira, 26, do podcast Sem Filtro convidou a médica veterinária e presidente da ONG Bicharada de Itabuna, Marcela Andrade, para uma roda de conversa sobre essa temática que envolve, antes de tudo, impacto à saúde pública.
A Associação Bicharada de Itabuna atua diariamente no resgate de bichos abandonados. Atualmente a ONG conta com quase 500 animais acolhidos, os quais voluntários alimentam, aplicam remédios e cuidam de ferimentos. Devido a grande quantidade e demanda dos bichos, a associação, que sobrevive por meio de doações, encontra-se sobrecarregada.
A falta de ajuda do poder público perante a causa e a burocracia e alto custo para castração dos animais é um dos fatores que afetam as condições e o superlotamento das ONGs no geral. Segundo Marcela, a causa animal em Itabuna é um descaso e nenhuma instituição de proteção ao animal tem apoio do município.
“Infelizmente a questão da causa animal em Itabuna é um verdadeiro descaso! Nenhuma instituição de proteção ao animal tem apoio do município, nenhuma recebe nada, as instituições sobrevivem através de doações. O zoonoses é uma vergonha naquele local, descaso total, não só com os animais que estão ali, mas também com os funcionários que precisam trabalhar em um local em ruínas”, desabafou a presidente do Bicharada.
Marcela pontuou que a gestão atual não disponibiliza o básico, a exemplo da castração, solução que segundo ela ajudaria de forma prática e eficaz a diminuir o número de animais abandonados. “Itabuna precisaria urgentemente tanto de um abrigo público municipal, como precisaria de um zoonoses atuante. No momento não temos uma coisa nem outra, quem faz o serviço público são as ONGs sem nenhuma assistência”, disse.
Se tratando deste tema, é fundamental que a sociedade e o poder público operem concomitantemente de maneira eficaz no cuidado e no combate ao abandono de animais. Para ajudar a ONG Bicharada Itabuna é possível entrar em contato através do Instagram (@bicharada1) e também através de doações no pix (34.115.730/0001-50)
Assista ao Podcast na íntegra pelo Link abaixo, ou ouça no Spotify. Deixe o like e inscreva-se nos canais.
Já vi o link pessoal. Não tinha carregado na minha página, perdão.
Pessoal, vocês podem postar o link desse podcast, ou divulgar onde está disponível? Acho que faltou isso na matéria.