COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Plansul
Ieprol

ACONTECÊNCIAS #15 – DIA DA LIBERDADE DE IMPRENSA

Por Josias Miguel*

Dia da Liberdade de Imprensa é para mim um chamamento à reflexão e ao mesmo tempo de saudosismo. O título desta coluna foi criado pelo meu irmão, jornalista profissional, Antônio Alaerte, que já não está entre nós.

Liberdade de Imprensa traduz em sua essência a necessidade de luta permanente em defesa das liberdades fundamentais, dos regimes democráticos, do direito à controvérsia, mas antes de tudo o direito à informação fidedigna, de exercer o combate ao uso da liberdade de imprensa como meio de desinformação para subjugar o povo. Alaerte, se ainda estivesse entre nós, seria com certeza protagonista de movimentos sociais na defesa da informação séria como instrumento de libertação.

Nós cidadãos e cidadãs brasileiros temos o dever moral de combater, repudiar os famigerados Fake News, que são produzidos para tentar perpetuar o autoritarismo. Mentira dita muitas vezes pode parecer verdade e essa é a estratégia que os mal intencionados utilizam.

Que tomemos consciência disso e que cada um de nós seja trincheira de luta na defesa da liberdade de imprensa exercida de maneira séria e responsável enquanto arma para manutenção da democracia no Brasil.

*Articulista e Marqueteiro Político

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.