AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

AUTORIDADES PARTICIPAM DA POSSE DA PROVEDORIA DA SANTA CASA DE ITABUNA

Com a presença de autoridades estaduais, regionais e representantes de entidades civis organizadas, os integrantes da provedoria da Santa Casa de Itabuna foram empossados, na noite de segunda-feira (8), para o biênio 2024/2025. Dentre outras autoridades participaram do evento o deputado Federal Raimundo da Costa (Podemos), o vereador de Itabuna Israel Cardoso (Agir), o coordenador do Núcleo Regional Sul, Danilo Souza Amorim, que representou o governador Jerônimo Rodrigues, e o secretário de Segurança e Ordem Pública de Itabuna, Fábio Santana.

Ao participar da cerimônia, o deputado federal Raimundo da Costa destacou a importância das Santas Casas como parceiras do serviço público de saúde e as dificuldades financeiras que as instituições enfrentam. O deputado federal comprometeu-se a destinar emendas parlamentares para ajudar a Santa Casa na manutenção dos serviços que contemplem, principalmente, aos usuários do SUS. No ano passado, ele destinou R$ 1 milhão.

Já o vereador Israel Cardoso ressaltou que a Santa Casa é referência em diversos serviços prestados não somente aos moradores de Itabuna, mas também do sul, extremo-sul, baixo sul e parte do sudoeste da Bahia. “É uma instituição que presta atendimento de qualidade e gera centenas de empregos, contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de milhares de famílias e ajudando a movimentar comércio”.

Em um discurso marcado pela superação, o provedor reeleito Francisco Valdece fez um balanço dos últimos anos como gestor da Santa Casa de Itabuna, apontando avanços e falando sobre as dificuldades enfrentadas pela instituição. Ele destacou principalmente o subfinanciamento do Sistema Único de Saúde (SUS) e os reiterados atrasos nos repasses pelos gestores, resultando em um prejuízo acumulado de mais de R$ 70 milhões.

O provedor Francisco Valdece também citou os avanços obtidos nos últimos anos, como a instalação de 52 novas máquinas de diálise, a renovação do parque tecnológico do Hospital Manoel Novaes, com aquisição de berços aquecidos para UTI-NEO e Unidade de Cuidado Intermediário Convencional; tomógrafo computadorizado, aparelho de Raio-X móvel, ventiladores pressométricos e aparelhos de CR digitalizador de imagens radiográficas, eletrocardiógrafo, monitores cardiotocógrafo, incubadoras (estacionária) e endoscópio flexível.

MAIS INVESTIMENTOS

Houve investimentos também para renovação do parque tecnológico de uma das Unidades de Terapia Intensiva e o centro cirúrgico, e pintura externa do Hospital Calixto Midlej Filho, conquistado em 2021 da certificação ONA, selo que reconhece os serviços da unidade hospitalar. Além disso, colocou em funcionamento uma máquina Elekta na Unidade de Radioterapia.

Além do provedor Francisco Valdece, foram empossados Peter Deviris (vice-provedor), Sílvio Roberto (1º secretário), José Sidenilton Pereira (2º secretário), André Wermann (1º tesoureiro) e José Saturnino (2º tesoureiro). Também tomaram posse titulares e suplentes do Conselho Deliberativo, membros do Conselho Fiscal e suplentes e irmãs auxiliadoras. Os membros de provedoria foram eleitos em pleito realizado no dia 4 de dezembro passado.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.