Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

BAGO DE JACA: EMPRÉSTIMO E METRALHADORA NA POLÍTICA LOCAL

AMIGOS, AMIGOS, EMPRÉSTIMO A PARTE…

Esse foi o clima entre os vereadores na Câmara de Itabuna durante a sessão que aprovou, em primeira votação, a autorização de crédito suplementar por parte da Prefeitura. A “oposição” (com medo de se declarar) ganhou mais um reforço, o vereador Dando Leone. A discussão quente foi entre o líder Manoel Porfírio e Danilo da Nova Itabuna, que quer uma ‘nova Itabuna’ mais transparente… Foi um FLAxFLU, até torcida organizada esteve presente no plenário itabunense (contra e a favor) e a presença da secretária de governo Fernanda Ludgero.

AGORA VAI…

Metade do secretariado do Centro Administrativo de Itabuna não faz outra coisa que não seja política para os candidatos dos seus respectivos partidos. Isso porque, segundo os corredores da prefeitura, estão liberados para votar em quem quiser. Prova disso é a liberdade exercida por secretários que em Itabuna “votam de uma forma e fora de outra”. Precisa-se de candidatos, interesses estão sobrando.

TIROTEIO

Parece que várias metralhadoraS estão direcionadas ao Centro Administrativo Firmino Alves, todos com alvo para um só aliado do prefeito Augusto Castro. O alcaide tem conseguido, com peito de aço de super-homem, desviar os projéteis, mas, os comentários é que uma dessas vai acertar diretamente seu peito. Resta saber até quando ele fará as defesas. Ficcquemos atentos!

INIMIGO MIO

E por falar em metralhadoras, a ex-verearora de Itabuna, Charliane Sousa disse no Podcast Política com Endereço, que os inimigos do Prefeito estão na própria gestão. O que será que ela quis dizer com isso?

O CRIADOR, A CRIATURA E O VICE-PREFEITO

O União Brasil não só uniu o DEM com o PSL, mas como também reconciliou uma amizade de longas datas entre os ex-prefeitos Fernando Gomes e Capitão Azevedo, que agora fazem parte de uma mesma base política no município. O criador (FG) e a criatura (AZ), lado a lado, contam também com a participação do jovem político Enderson Guinho, ferrenho opositor ao governo do criador… Depois do 13, colocado no peito, Fernando volta a sua antiga e velha casa para dar apoio ao pré-candidato ACM Neto, que teve as pazes feitas, esperamos… Na foto aparece também o vereador Israel Cardoso, bem sorridente! A foto foi feita no aniversário de Vitor Borbon na Estância Santo Antônio. Fernando, Guinho e Azevedo foram convidados e compareceram. Tiraram fotos juntos. Cordialidade…

FERIADO

Causou polêmica em Itabuna a nota do Sindicom afirmando não reconhecer como feriado. Segundo o sindicato patronal, a data está inclusa apenas no calendário católico, não sendo reconhecido no âmbito nacional, estadual e municipal.

DEVOÇÃO

Católico, e que nunca negou isso, Fernando Gomes participou nesta quinta-feira, dia 16, da Missa Solene de Corpus Christi na Catedral de São José, em Itabuna. A chegada do ex-prefeito causou cochichos dentro da igreja, já que o prefeito Augusto Castro não compareceu e Gomes acabou preenchendo o lugar de destaque. Pré-campanha?; Não quer ficar fora do holofote? ou DEVOÇÃO?

DOUTOR ASSUME

Mangabeira enfim assumiu publicamente o Bolsonarismo. Ao lado do Pré-candidato ao Governo da Bahia, João Roma (PL), o médico/político disse que “Estamos buscando um Brasil melhor junto ao nosso presidente Jair Messias Bolsonaro.

GRANDE APOIO

O prefeito Marão, de Ilhéus, está para receber um apoio fenomenal e regional para a candidata Soane Galvão. Fala-se em apoio prefeiturável. Vamos aguardar as fogueiras de São Pedro.

O QUE PENSAM OS PARLAMENTARES SOBRE O EMPRÉSTIMO (VIA ASCOM)

O Relator do projeto, Sivaldo Reis (PL) chamou a atenção para o quanto a Casa dedicou-se a entender a matéria, para posicionar-se com a devida seriedade. “É para o desenvolvimento da nossa cidade, um crédito que vários municípios buscaram, como Camaçari, Salvador, Feira de Santana. Respeito as diferentes opiniões, mas sou favorável a essa autorização”.

O vereador Ronaldão (PL), em terceiro mandato, reiterou a necessidade de a cidade buscar recursos para o desenvolvimento tão clamado pelo itabunense. “O cacau desapareceu e as grandes empresas foram embora; hoje só tem o IPTU para construir, mas não dá para trazer emprego ao jovem. Então, a maneira de resgatar o desenvolvimento da cidade é através desse empréstimo”, observou.

Ex-presidente da Casa, o vereador Ricardo Xavier (Cidadania) citou o tempo perdido com polarização política e a urgência de tomar providências pelo futuro da cidade. “Essa nova geração de políticos precisa quebrar esses polos, enxergar a possibilidade desses 150 milhões [de reais] para o crescimento e desenvolvimento econômico”, argumentou.

Os vereadores Manoel Porfírio (PT) e Cosme Resolve (PMN) estão entre os oradores veementes sobre a importância da busca de recursos para sanar carências históricas. Citaram, inclusive, bairros periféricos como Gogó da Ema, Emanoel Leão, junto a tantos outros onde o povo grita por obras públicas.

Inicialmente contrários ao projeto aqui tratado, os vereadores Dando Leone (PDT), Danilo Freitas (União Brasil) e Fabrício Pancadinha (Solidariedade) pontuaram, respectivamente, sobre a ausência de uma auditoria especializada por parte do Executivo, sobre o prazo para pagamento e a taxa de juros (2,5% ao ano). Segundo eles, não se sentiram seguros o suficiente para votar “sim” autorizando a busca do citado crédito.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.