Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
PM Itabuna – Lavagem do Beco
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

BAHIA É ATINGIDA POR 10 MIL RAIOS EM MAIO. CONCESSIONÁRIA REFORÇA ORIENTAÇÕES DE SEGURANÇA

– O mês de maio foi marcado pela mudança de temperatura na Bahia: o sol e o calor deram lugar às chuvas e o frio em quase todo o estado. Segundo dados do Climatempo, que constam na base da Neoenergia Coelba, foram registradas cerca de 10 mil descargas atmosféricas no último mês na Bahia. Esse volume, associado aos fortes ventos, podem representar riscos de segurança à população e ao fornecimento de energia.

“O nosso sistema elétrico conta com para-raios em sua extensão, mas o aumento na incidência das descargas atmosféricas, que normalmente ocorrem sequenciadas, podem causar danos significativos às estruturas e provocar interrupções no fornecimento de energia”, explica Vinícius Dutra, gerente de Desempenho da Operação da Neoenergia Coelba.

Além dos raios, a adversidade climática, com rajadas de ventos de maior intensidade e fortes chuvas, aumentam a incidência de objetos e vegetações de grande porte sobre a rede elétrica, além de obstruir e alagar vias de acessos a bairros e municípios. “Nós temos uma equipe técnica que programa a execução das podas que são de responsabilidade da distribuidora de acordo com o risco que a vegetação apresenta ao sistema de distribuição. Até maio, já foram realizadas mais de 100 mil podas em toda a Bahia e seguimos com equipes em campo para seguir aumentando este número”, destaca o supervisor da Unidade de Programação da Neoenergia Coelba, Gean Carlos Andrade.

Estatísticas e prevenção

Do ponto de vista do risco de acidentes, a probabilidade de alguém morrer atingido por um raio é de 0,8 por 1 milhão por ano no Brasil, mas ela pode aumentar para a ordem de 1 para 1.000, dependendo de onde a pessoa está e o que está fazendo durante uma tempestade.

Por isso, é preciso saber o que fazer e o que evitar quando se escuta um trovão (barulho característico de um raio). De acordo com o Grupo de Eletricidade Atmosférica do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações do Governo Federal, 80% dos casos de morte provocada por raios podem ser evitados se as pessoas souberem como se proteger. Confira as orientações de segurança:

– Ao ar livre, sempre mantenha uma distância segura da rede elétrica, independente se estiver chovendo ou não;

– Recomenda-se ficar dentro de casa ou em local abrigado durante a chuva;

– Não instale, desligue ou remova antenas se estiver chovendo. Se sua antena cair sobre a rede ou próximo a ela, nunca tente segurá-la ou recuperá-la;

– Desconecte das tomadas, com segurança e sempre pelo plug, os aparelhos eletrônicos que não estiverem sendo usados;

– Caso encontre um fio caído, jamais se aproxime e ligue imediatamente para o 116 da Neoenergia Coelba;

– Não pratique atividades de agropecuária ao ar livre durante tempestades pois esta é a circunstância mais vulnerável durante uma tempestade com raios;

– Afaste-se de carros e tratores e não ande de moto, bicicletas nem fique ao lado de transportes em geral;

– Evite ficar em lugares abertos como praias, campos de futebol, embaixo de árvores ou perto de cercas;

– Evite tocar em objetos que conduzem eletricidades, tais como celular conectado ao carregador, telefone com fio e objetos metálicos grandes;

– Não se abrigue em locais abertos como sacadas, varandas, toldos, deques etc.

– Opção segura de abrigo, caso esteja na rua: busque um veículo fechado e fique dentro dele, com as portas e janelas fechadas, sem encostar-se à lataria até a tempestade passar.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.