Gov estado saude
Prefeitura de Itabuna
Buerarema
uruçuca novo
Laryssa Rocha
Faculdade de Ilhéus
Jequitibá
Ieprol

BAHIA FAZ 30 MIL CIRURGIAS DE HÉRNIA EM UM ANO, APONTA DATASUS

Reparos de hérnias da parede abdominal somam 30.033 cirurgias realizadas entre setembro de 2018 e setembro de 2019, na Bahia, de acordo com o DataSus. Salvador, a capital, foi o município com maior número dessas operações, com 6.018 procedimentos, representando 20% do total realizado no estado.

Dos tratamentos feitos na Bahia pelo SUS, apenas 34 (0,11%) utilizam técnicas minimamente invasivas, como a videolaparoscopia, que traz benefícios ao paciente com recuperação mais rápida, menor dor pós-operatória e redução no risco de infecção.

De acordo com o presidente da Sociedade Brasileira de Hérnia (SBH), Dr. Christiano Claus, a hérnia é um defeito nos músculos do abdome que permite que o intestino ou uma porção de gordura passe através dele. “A única forma de curá-las é a cirurgia. As hérnias ocorrem em locais de fragilidade da musculatura, como a passagem do cordão umbilical e a passagem do testículo – de dentro para fora do abdômen”.

Entre todos os atendimentos públicos em hospitais baianos, 3,5 mil foram de urgência (11%). A maioria dos casos, 12 mil (39%), foram de hérnias inguinais, seguidos pela hérnia umbilical 10 mil (32%).

BRASIL – No mesmo período, em todo o Brasil, foram 285.633 operações de hérnia da parede abdominal. A região que mais operou foi a Sudeste, com 112 mil procedimentos. No Nordeste, foram 89 mil.

No país foram 23.656 cirurgias por videolaparoscopia, no SUS, representando 8,28% do total de procedimentos.

JORNADA NORDESTE DE HÉRNIA

A Jornada Nordeste de Hérnia organizada pela SBH em parceria com o Colégio Brasileiro de Cirurgiões (Capítulo BA). O evento vai acontecer no dia 29 de novembro, em Salvador, na Bahia.

A Jornadas vai reunir cirurgiões e estudantes para debater as técnicas cirúrgicas para tratamento das hérnias, novidades na área e técnicas minimamente invasivas.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.