BAHIA: PORTO SUL E FIOL TEM PROJEÇÃO DE PLENA OPERAÇÃO EM 2024
Os projetos interligados do Porto Sul, em Ilhéus, e a finalização da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), no trecho de Ilhéus até Caetité, seguem avançando. Com projeção para plena operação a partir de 2024, o corredor logístico irá escoar e distribuir minérios e grãos produzidos no estado, podendo gerar aumento de 1,93% no PIB da Bahia. A realização dos projetos “irá trazer um incremento para a economia local, além de atrair novos investimentos e empresas do setor de infraestrutura e logística para a região, trará mais oportunidades de emprego e renda”, afirma o coordenador de infraestrutura da Casa Civil, José Carlos Valle. “Os projetos também irão contribuir para outras cadeias produtivas, intensificando o desenvolvimento do comércio e do turismo, por exemplo”, completou Valle.
A construção do Porto está em fase preparatória, com a realização de capacitações de mão de obra local, além da implantação dos programas ambientais. Desde junho desse ano, o Governo do Estado iniciou o processo de desapropriações para a implantação do equipamento.
O Porto será construído através de uma Sociedade de Propósito Específico (SPE) firmada entre o Estado e a Bahia Mineração (Bamin). Com investimento de R$ 2.5 bilhões, a estrutura contará com um terminal, com capacidade de armazenamento e transporte de até 41,5 milhões de toneladas de minério de ferro/ano.
O Porto Sul tem relação direta de dependência com a Fiol. A Ferrovia irá transportar a produção de minérios e de grãos até o Porto Sul para que as cargas sejam distribuídas. Como agente fomentador da Fiol, o governo estadual realizou o Estudo de Viabilidade Técnica e Econômica (EVTE), que acaba de ser aprovado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). A validação permite o avanço no processo necessário para que a União realize a licitação da Ferrovia, que está prevista para o primeiro semestre de 2020.
O trecho a ser licitado possui 537 km de extensão e já está com mais de 70% concluído. Após a retomada das obras, o prazo para a conclusão é de dois anos.
MOUEm setembro de 2017, o Governo do Estado assinou, em Pequim, um Memorando de Entendimento (MOU) com consórcio chinês e com o Eurasian Resources Group, acionista da Bahia Mineração, para desenvolvimento do projeto do Porto Sul, da Fiol e da mina de Pedra de Ferro, localizada em Caetité. O documento estabelece que as partes desejam cooperar para a concretização dos projetos de forma integrada. O consórcio chinês é formado pelas China Communications Construction Company Ltd. (CCCC) e China Railway Group Limited (Crec).
Q tristeza, qto atraso socioambiental: toda uma devastação ambiental e social, para não se ter nem 2% de aumento no PIB no estado da Bahia! Estão imitando Dilma Rousseff com a construção de Belo Monte ?
As autoridades responsáveis por esse negócio desastroso ( pq irá trazer poluição e deslocamentos da população; consequentemente desemprego e aumento de violências) não sabem que o ecoturismo e a preservação ambiental e cuidado com as populações tradicionais trazem um aumento não só de riqueza, como tb de felicidade para o povo do sul da Bahia ?
Negócios com a China não são necessáriamente bons, o PT e o Bolsonaro q se cuidem, ano q vem temos eleições e o povo dará a sua resposta contra tantas mentiras e pouco caso.
Há anos o Sul da Bahia está parado no tempo, a FIOL e o Porto Sul tem que sair pra ontem. Eco- turismo ainda é possível, pois o porto não vai degradar uma região que é do tamanho de um Estado. Essa região precisa disso urgente, pq a única coisa que cresceu lá nos u´ltimos anos foi a pobreza e invasões de terra por um monte de gente pobre, isso pq metade da população migrou pra outras regiões. O sul da Bahia precisa se desenvolver e se industrializar para diminuir a dependência do turismo, e o corona veio pra mostrar isso.