AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

BAHIATER LANÇA EDITAL DE R$ 225,6 MILHÕES COM FOCO NO BAHIA SEM FOME 

A Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), lança nesta terça-feira (28), em Salvador, seu segundo maior edital, com investimento de R$ 225,6 milhões. É o ATER Bahia Sem Fome, que passa a compor o leque de ações da SDR e do Governo do Estado no combate à fome, na geração de renda, emprego, produção de alimentos saudáveis, inclusão de gênero e geracional. O lançamento acontecerá às 15h, no Centro Social Urbano de Mussurunga, durante o evento de sanção da Lei do Programa Bahia Sem Fome, onde serão anunciadas diversas ações, com a participação do governador Jerônimo Rodrigues.

Por meio do edital da Bahiater, serão beneficiadas 20.510 famílias agricultoras e Povos e Comunidades Tradicionais, elevando a cobertura baiana de assistência técnica e extensão rural (ATER) para 145.510 famílias assistidas diretamente pelo governo do estado. De acordo com o titular da Bahiater, Lanns Almeida, a chamada pública pretende incluir agricultores e agricultoras familiares em situação de extrema pobreza, sem acesso a políticas públicas, programas ou projetos, consolidando o trabalho de ATER em todos os Territórios de Identidade.

“Com essa ação, a Bahiater trará ao processo de inclusão produtiva famílias em situação de vulnerabilidade social em cada Território, esperando promover o aumento da produção das atividades e serviços agropecuários e o combate à fome. Há uma perspectiva de, pelo menos, 50% das famílias com aumento do valor agregado da produção das atividades e serviços agropecuários, e aumento de, pelo menos, 50% do número de UPF [unidade de produção familiar] com adoção de novas práticas de manejo e conservação dos sistemas naturais. Também prevemos melhorias na segurança alimentar e nutricional para 70% das famílias em insegurança alimentar e, pelo menos, 50% das famílias com aumento na renda média. Essas iniciativas do governo do estado vêm fazendo da agricultura familiar uma das principais forças do desenvolvimento da Bahia”, explica Lanns Almeida.

ATER na Bahia

O estado da Bahia possui, atualmente, uma cobertura de ATER de 125 mil famílias atendidas diretamente por meio dos editais da Bahiater voltados para entidades de ATER – 48.060 famílias, e para consórcios públicos, em parceria com a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) – 35.680, bem como por meio dos programas Bahia Produtiva, Pró-Semiárido e Aliança Produtiva, executados pela (CAR) – 40.500.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.