MALHADO
NATAL TAUAN
ISRAEL NATAL
Pref ilheus novembro
uruçuca novo
Plansul
Buerarema
Ieprol

BANCO DE SANGUE DA SANTA CASA DE ITABUNA REFORÇA CAMPANHA PARA REDUZIR DÉFICIT

Manter o estoque mínimo de sangue para assegurar o atendimento nos hospitais em todo o país, tornou-se um desafio ainda maior após o surgimento da pandemia do novo coronavírus ano passado. Para evitar prejuízo às pessoas que diariamente dão entrada nos hospitais, os bancos de sangue precisaram definir novos fluxos e aumentar as ações de conscientização. Mesmo assim, o número de doadores está longe do ideal.

Em Itabuna, no sul da Bahia, o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia vem promovendo campanhas visando reduzir o déficit em seu estoque. Uma das ações de mobilização é a Caravana Itinerante Pela Vida, que tem contado com a participação de moradores de municípios como Buerarema, Camacan, Jussari, Iguaí, Ibicaraí, Itaju do Colônia, Gandu e Uruçuca.

As ações para orientar e sensibilizar a população já têm gerado resultados. O número mensal de bolsas passou da média de 500 para 820. Mas o trabalho segue para atingir a meta de 1.400 bolsas. “Ainda estamos longe do estoque mínimo ideal, mas já nos encontramos numa situação menos delicada”, revela o captador do Banco de Sangue da SCMI, Rosildo Ribeiro. O objetivo é aumentar o número de municípios participantes do Projeto Caravana Itinerante pela Vida.

Para reconhecer o esforço e generosidade de quem tira um tempinho para doar, o Banco de Sangue de Itabuna distribuirá brindes nesta quinta-feira (25), quando é celebrado o Dia Nacional do Doador de Sangue. “É uma forma carinhosa de reconhecer o esforço de quem ajuda a salvar a vida do seu próximo”, explica Rosildo Ribeiro.

QUEM PODE SER DOADOR

O doador precisa estar em boas condições de saúde; ter entre 18 e 69 anos,11 meses 29 dias. Mas existe exceção, a pessoa pode ser doadora a partir dos 16 anos, desde que com autorização do pai ou responsável. O voluntário precisa chegar alimentado e ter dormido, pelo menos, 6 horas (repouso noturno), ter peso igual ou superior a 50 quilos.

O doador precisa ainda apresentar um documento oficial com foto e, por causa da pandemia da Covid-19, não deve se esquecer do uso de máscara. Quem pretende fazer a boa ação não pode estar gripado e, no caso, de pessoa do sexo feminino não pode estar grávida ou amamentando.

O Banco de Sangue de Itabuna funciona de segunda a sexta-feira das 7 às 17h, no anexo do Hospital Calixto Midlej Filho, na rua Antônio Muniz, no bairro Pontalzinho. A unidade não fecha para o almoço. Aos sábados o funcionamento é das 7 ao meio dia. O doador que preferir pode agendar horário ligando para o telefone 73-3214-9126.

Os brindes que serão entregues ao doador nesta quinta-feira foram adquiridos por meio da parceria com as empresas Um Pouco de Tudo, Óticas Rochas, Grupo Doce Mel, Risadinha, Alipio do grupo Doce Mel, Cily Modas, Ivan Auto Peças, Risadinha, Renta Calçados, Mercados Dois Irmãos, Esmeralda Lingerie.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.