CÂNCER DE OVÁRIO : DOENÇA SILENCIOSA QUE PODE CAUSAR MORTE
O câncer no ovário é, infelizmente, uma doença grave e uma das principais causas de morte por câncer em mulheres. O tumor é problema significativo nas mulheres brasileiras. De acordo com o Instituto Nacional do Câncer, cerca de 6 mil mulheres por ano, aqui no Brasil, são atingidas por essa neoplastia e a sétima com maior incidência
Infelizmente, o câncer de ovário é traiçoeiro, muitas vezes não apresenta sintomas específicos nas fases iniciais, o que dificulta o diagnóstico precoce. Quando os sintomas aparecem, eles podem incluir desconforto abdominal, inchaço, dor pélvica, perda de apetite, perda de peso não intencional, mudanças no hábito intestinal e aumento da frequência urinária.
Os fatores de risco para o câncer de ovário incluem idade avançada, história familiar de câncer de ovário ou mama, mutações genéticas hereditárias (como as mutações nos genes BRCA1 e BRCA2), história reprodutiva (nuliparidade, infertilidade, menopausa tardia), uso prolongado de terapia hormonal, obesidade e tabagismo.
O diagnóstico do câncer de ovário geralmente envolve exames como ultrassom pélvico e tomografia computadorizada e, muitas vezes, a realização de uma cirurgia para a remoção de tecido para análise (biópsia). O tratamento pode envolver cirurgia, quimioterapia e radioterapia, dependendo do estágio e extensão do câncer.