MALHADO
NATAL TAUAN
ISRAEL NATAL
Pref ilheus novembro
uruçuca novo
Plansul
Buerarema
Ieprol

CASA DE CULTURA JONAS E PILAR FESTEJA A FARINHA DE BUERAREMA

A Festa da Farinha acontecerá no mês de outubro, dos dias 25 a 27/10. A ação terá formato híbrido com atividades presenciais e virtuais, e contará com palestras, mesa temática, receitas e circuito da farinha. 

A atividade pretende  valorizar a cultura e a história de Buerarema, unindo a experiência e as memórias do município com a inovação que potencializa o alcance e os resultados da Festa da Farinha a fim de dar visibilidade ao trabalho de produtores, raspadeiras, Casas de Farinha e tantos outros envolvidos com a produção e comercialização da melhor farinha do Brasil.

Essa edição da Festa traz questões como o potencial econômico da farinha de Buerarema, caminhos para a Indicação Geográfica, divulgação de um circuito da farinha, receitas de farofa e lançamento de um minidocumentário sobre a Farinha de Buerarema. Tudo pensado para promover a informação e o desenvolvimento de um dos principais alimentos presentes na mesa dos brasileiros: a farinha!

A ação é uma iniciativa do Instituto Macuco Jequitibá em parceria com a Secretaria de Agricultura do Município de Buerarema. Tem o apoio institucional da Prefeitura de Buerarema e o apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia.

 Saiba mais sobre a programação abaixo:

Programação:

25 de outubro – Segunda-feira, 19h, Canal do Youtube  – Vídeo de abertura – Minidocumentário Farinha de Buerarema

Mesa “O Potencial Econômico da Farinha de Buerarema:Indicação Geográfica como caminho para alcançar o potencial econômico” .

Participantes: 

Jorge Moura, Agrônomo, Secretário de Agricultura de Buerarema e Produtor Rural.

Emanuel Souza, Mestre em Propriedade Intelectual, Graduado em Ciências da Computação e Pós-Graduado em Sistemas Embarcados para Aquisição de Dados Remotos, Analista de Sistemas e de Banco de Dados, Analista de TI na Universidade Estadual de Santa Cruz – UESC.

Local: Transmissão ao vivo pelo canal do Youtube da Casa https://www.youtube.com/channel/UCJey2nJW5c2p8nJ5DoaIX7w

26 de Outubro – Terça-feira, 19h, Casa de Cultura Jonas e Pilar – Palestra: Produção de Farinha e o Meio Ambiente

Palestrante – Paulo Beline, Eng. Agrônomo, especialização em Gestão Ambiental, foco na manipueira/água da mandioca e suas múltiplas utilidades.

Atividade presencial para alunos da rede municipal e estadual do turno noturno com obediência aos protocolos sanitários vigentes (público reduzido, uso obrigatório de máscara, distanciamento social).

27 de Outubro – Quarta-feira, 19h Canal do Youtube –  Receitas à base de Farinha e Mandioca.

25 a 27 de Outubro – No Instagram @casadeculturajonasepilar acontece o Circuito Farinha de Buerarema – divulgação dos produtores e comerciantes da farinha de Buerarema


Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.