Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

CASA DE CULTURA JONAS E PILAR TEM ATIVIDADES ESPECIAIS PARA O NATAL EM BUERAREMA

A programação inclui filmes, espetáculos e oficinas

Já começaram as atividades do mês de dezembro da Casa de Cultura Jonas e Pilar, no município de Buerarema, na região Sul do estado. A programação inclui oficinas, mostra, cineclube e atividades especiais para o natal, que serão realizadas na sede da instituição e na Praça Domingos Cabral.

Para os fãs de cinema, o Cineclube continua com pauta marcada, todas as terças-feiras, sempre às 19h. Já aos sábados, a Casa estará aberta das 14h às 16h para receber os integrantes da Oficina de Maculelê. E com objetivo de registrar e organizar os dados dos presépios natalinos montados na cidade, buscando uma forma de premiar, promover, dinamizar e preservar a cultura popular de presépios, valorizando as técnicas artesanais e artísticas locais, acontece de 20 a 25 de dezembro a Mostra de Presépios Natalinos.

E está de volta a Oficina de Gastronomia: Cacauices II, trazendo o tema “Delícias Natalinas”. A oficina será realizada de 10 a 13, sob o comando da instrutora, Merice Rocha. E ainda com objetivo de promover a culinária local e as produtoras – que destacam a gastronomia como cultura – a Associação das Mulheres Empreendedoras de Buerarema (AMEB) promove a Feira de Gastronomia, de 14 a 25 deste mês.

De 21 a 23, às 19h, acontece o Auto de Natal, com o espetáculo “O Bonequeiro Vitalino”, de Jurema Penna. A peça é inspirada na obra do extraordinário artista popular pernambucano Mestre Vitalino, que ficou famoso por construir cenas expressivas do cotidiano nordestino com seus bonecos de barro. A montagem atual, dirigida por Anderson Andhy, é feita pelos integrantes do grupo A Tribo, que há mais de quinze anos vem trabalhando em Buerarema e em cidades da região com um repertório constituído principalmente de peças do teatro popular.

E para tornar o Natal da comunidade bueraremense ainda mais especial, acontece no dia 22, às 18h, a apresentação do grupo de Violino, com a professora, Samira Guimarães.

Todas as atividades fazem parte do projeto de Ações Continuadas da Casa de Cultura Jonas e Pilar, com apoio financeiro do Governo do Estado, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura do Estado da Bahia.

Fundo de Cultura do Estado da Bahia (FCBA) – Criado em 2005 para incentivar e estimular as produções artístico-culturais baianas, o Fundo de Cultura é gerido pelas Secretarias da Cultura e da Fazenda. O mecanismo custeia, total ou parcialmente, projetos estritamente culturais de iniciativa de pessoas físicas ou jurídicas de direito público ou privado. Os projetos financiados pelo Fundo de Cultura são, preferencialmente, aqueles que apesar da importância do seu significado, sejam de baixo apelo mercadológico, o que dificulta a obtenção de patrocínio junto à iniciativa privada. O FCBA está estruturado em 4 (quatro) linhas de apoio, modelo de referência para outros estados da federação: Ações Continuadas de Instituições Culturais sem fins lucrativos; Eventos Culturais Calendarizados; Mobilidade Artística e Cultural e Editais Setoriais. Para mais informações, acesse: www.cultura.ba.gov.br

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.