Plansul
CVR
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

CASO MARIELLE FRANCO: QUEM MANDOU MATAR A VEREADORA E OUTRAS PERGUNTAS SEM RESPOSTAS APÓS CINCO ANOS DO CRIME

Na data que marca cinco anos da morte da vereadora Marielle Franco, e do seu motorista Anderson Gomes, autoridades, políticos e a sociedade civil ainda procuram respostas sobre quem mandou matar a vereadora e qual o motivo da execução.

Mulher, negra e defensora dos direitos humanos, Marielle foi assassinada em 14 de março de 2018, no bairro Estácio, na Zona Norte do Rio de Janeiro. O carro em que estava foi atingido por 13 disparos de uma submetralhadora HK MP5 de fabricação alemã, Marielle levou 5 tiros na cabeça.

 

Diversos políticos relembraram e prestaram homenagens a Marielle e Anderson em suas redes sociais. A ministra Anielle Franco, irmã de Marielle, fez diversas postagens no seu Twitter e afirmou que agora o governo está comprometido em desvendar o crime. “Desde 2018, nós agimos para acompanhar e cobrar as investigações. Em 5 anos, essa é a 1ª vez que o governo está realmente comprometido com justiça pelo caso”, disse.

O presidente Lula também prestou homenagem e reiterou o compromisso, juntamente com o Ministério da Justiça e Segurança Pública, em somar esforços para descobrir o mandante deste crime em que a principal linha de investigação é que a motivação tenha sido política. Além disso, o governo Lula enviou ao Congresso no início deste mês um projeto de lei para transformar o 14 de março no Dia Nacional Marielle Franco

No fim de fevereiro, o ministro da Justiça, Flávio Dino, determinou a entrada da PF na investigação, em colaboração com a Polícia Civil do Rio e o Ministério Público estadual, por acreditar que a PF dispõe de tecnologias mais modernas, que poderiam acelerar a apuração, além de contar com um núcleo de inteligência mais capacitado.

Um festival hoje, na Praça Mauá, no Rio de Janeiro, vai cobrar justiça pelo assassinato da vereadora e do seu motorista. O “Festival Justiça por Marielle e Anderson – 5 anos sem respostas” vai reunir artistas como Marcelo D2, Djonga, Luedji Luna, DJ Tamy e Criolo, além de músicos da bateria da Mangueira e da Orquestra Maré do Amanhã, entre outros. O evento é uma realização do Instituto Marielle Franco, com o objetivo de fazer uma homenagem cultural para Marielle e Anderson.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.