COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Plansul
Ieprol

CERIMÔNIA DO PRÊMIO BRASKEM DE TEATRO CELEBRA CENTENÁRIO DE DIAS GOMES

Espetáculo dirigido por Gil Vicente Tavares relembrará obras marcantes do dramaturgo baiano em novelas e no teatro

A cerimônia de entrega do Prêmio Braskem de Teatro (PBT) retorna aos palcos no dia 18 de maio, com uma homenagem ao centenário do dramaturgo baiano Dias Gomes. O espetáculo acontece no Teatro Castro Alves (TCA) e será dirigido por Gil Vicente Tavares, que pretende mostrar a forte relação do autor de telenovelas com a cena teatral. “Ele fez sucesso na TV com novelas, mas é um homem preponderantemente de teatro e que sempre reservou um carinho gigante ao palco”, pontua Gil Vicente.

Para o evento de premiação, o diretor artístico planeja trazer um panorama da história e a importância da obra do dramaturgo. “Queremos visitar cenas de grandes trabalhos dele por meio de depoimentos e trilhas que permearam sua carreira. Dias Gomes conseguiu fazer um teatro político, sem ser panfletário, cumprindo a função da arte que é ser um espaço de provocação e reflexão”, explica Gil Vicente, que pretende respeitar esse tom na homenagem.

Palco consagrado – Esse é o segundo ano consecutivo de Gil Vicente na direção do PBT. Em 2020, ele foi responsável por adaptar a cerimônia para o virtual, já que foi transmitida remotamente por conta da pandemia. Agora conduz o evento, considerado um dos mais tradicionais das artes cênicas baianas, de volta ao palco do TCA. “Será a primeira vez que vou dirigir um espetáculo no palco principal do TCA após a pandemia. Será uma alegria muito grande de retornar ao grande templo do teatro. Não só para mim, mas para todos os artistas, que terão a oportunidade de estar juntos celebrando os grandes trabalhos produzidos nesses dois anos”, pontua.

Apesar de reconhecer a resiliência da categoria, que continuou produzindo e fazendo arte mesmo diante de todas limitações impostas pela pandemia, Gil explica que o impedimento de fazer teatro no palco trouxe prejuízos significativos para os artistas. “O teatro tem um rito próprio, que acontece nos ensaios e nos bastidores, de criar a partir do olho no olho. No ambiente virtual, isso se perdeu, deixamos de ter o ao vivo na frente de outra pessoa, que é o grande poder dessa arte. Então ter isso de volta, poder conta com o elenco no palco é muito estimulante”, acrescenta.

Gil Vicente será acompanhado por Sofia Federico (audiovisual), Eduardo Tudella (Iluminação), Renata Mota (cenografia) e Luciano Salvador Bahia (direção musical) na concepção da cerimônia, que vai premiar os artistas e espetáculos vencedores da 28ª edição do Prêmio Braskem de Teatro (PBT). A mais tradicional premiação é realizada pela Caderno 2 Produções Artísticas com patrocínio da Braskem e Governo do Estado, através do Fazcultura, Secretaria de Cultura e Secretaria da Fazenda.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.