CERIMÔNIA EM COMEMORAÇÃO À CONVENÇÃO INTERNACIONAL DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA NA OAB EM ITABUNA FOI UM SUCESSO ESTRONDOSO
Por Lilian Hori
Na sexta-feira, dia 25 de agosto, foi o dia da Convenção Internacional da Pessoa com Deficiência e, à tarde, o auditório da OAB ficou lotada com o evento: Nas Diferenças, Nos Encontramos: A inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças.
O evento, que foi organizado pela Comissão da Pessoa com Deficiência conjuntamente com a Comissão dos Direitos Humanos da OAB Subseção Itabuna presidido pelo Doutor, advogado, Rui Carlos, a secretaria geral adjunta, a doutora Mariana Vila Flor, e Hansley Neves, conjuntamente com a presidente da Comissão dos Deficientes Físicos: Lilian Hori, que também é deficiente física. e a dos Direitos Humanos: Aline Setenta, , à frente do evento. A cerimônia foi um sucesso total com a presença do Presidente supra citado Rui Carlos, as palestrantes: Aline Setenta doutoranda em Coimbra e professora da UESC com o tema: “Os Direitos das Pessoas com Deficiência E Os Desafios Socioculturais Para Uma Sociedade Inclusiva”, Lara Kauark: mestranda em Direito na UFBA, e professora universitária com o tema: “ Mulheres E Deficiência: Um Novo Um Novo Olhar Sob A Perspectiva De Gênero”, e Denise Almeida: especialista em Leitura, e gestora do CAP (Centro de Apoio Pedagógico) de Itabuna dissertando sobre: Educação Inclusiva: Avanços, Necessidade De Estudo, Escuta E Pesquisa”. As palestras, todas extremamente relevantes para o cenário atual, no qual o deficiente físico já deveria ser visto como sujeitos de não apenas deveres, à margem da sociedade, no papel do pobre coitado, mas como um sujeito dotado de direitos a serem observado e cobrados pelas autoridades em qualquer âmbito: municipal, estadual, ou federal.
A mestre de Cerimônia foi a advogada e professora do município: Rejane Santos, e quem conduziu a mesa foi a presidente da Comissão da Mulher, advogada, e apresentadora do podcast do Ipolitica: Larissa Moitinho, assim como as intérpretes de Libras: Thaís di Campo, Neta Oliveira e Mariana Novais, as quais exerceram as suas funções esplendorosamente e, fizeram do evento um espetáculo.
E, não menos importante, aliás, verdadeiros donos do evento, o evento contou com a participação de quase todas as entidades de deficientes de Itabuna: Associação de Cegos, Associação de Surdos, Grupo AMA, Núcleo Cuidar, AGP, e Fundesb, que, ao final das apresentações, tiveram um momento de fala e deram relatos tocantes sobre as lutas e as dificuldades que enfrentaram na vida.
Esperamos que hajam mais conferências, seminários e congressos para discutirmos acerca da situação da pessoa com deficiência.
Evento maravilhoso.