Plansul
Sicoob
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Ieprol

CIMA, JUSSARI E IBIRAPITANGA INICIAM 2022 COM ATENÇÃO VOLTADA PARA PROJETO AMBIENTAL PRODUTORES DE ÁGUA

Os últimos dias tem sido difíceis para a região sul baiana, por conta do advento dos efeitos da enchentes ocorridos no final do ano de 2021, o Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Prefeito de Jussari Antônio Bandeira Valete, convidou em caráter de emergência a equipe técnica do Projeto Produtores de Águas do município de Ibirapitanga. O projeto é um dos maiores cases de sucesso em gestão ambiental do Brasil, unindo sociedade, produtores rurais, gestão pública e instituições não governamentais em um modelo sólido de conservação do meio ambiente e pagamento por serviços ambientais.

Estiveram presentes na reunião DIDI, Secretário de Agricultura de Ibiirapitanga, Iago engenheiro ambiental e coordenador do Projeto Produtores de Água e Luciano líder da comunidade agrícola de Dois Riachões.

O Presidente do CIMA Antônio Valete determinou que fosse instalado em caráter de urgência o comitê gestor com destinação na previsão orçamentaria duzentos mil reais a serem investidos nos próximos três anos, no município de Jussari, visando a recuperação de nascentes, recuperação de matas ciliares e redução do desmatamento.

Para o Prefeito Valete a natureza devolve aquilo que fazemos com ela “não podemos negligenciar o desmatamento, poluir os rios e colocarmos a culpa das catástrofes ambientais apenas como sendo eventos naturais, sabemos que a ação do homem tem transformado negativamente o meio ambiente, vivemos a seca extrema em algumas regiões, chuvas intensas em outras, acompanhamos constantemente notícias sobre o aquecimento global e sobre as mudanças climáticas e precisamos fazer a nossa parte”, ressaltou Valete.

O Secretário Didi informou ao prefeito que um dos pontos fortes do Projeto Produtores de Água é o financiamento de melhorias das estradas financiado pela ANA – Agência Nacional da Água, que deverá contribuir para ajudar na reconstrução das áreas afetadas pelas cheias na zona rural.

Um encontro virtual com a Senhora Maria Eugênia representante da Agência Nacional das Águas (ANA), foi realizado com o objetivo de buscar formas de captação de recursos no âmbito nacional e internacional para investimentos em preservação e recuperação do meio ambiente.

Um fechamento de agenda para Brasília, Santa Catarina e Salvador estão previstas ainda no mês de janeiro, tendo como pauta as questões ambientais com foco na reconstrução das áreas atingidas pelas cheias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.