CIMA, JUSSARI E IBIRAPITANGA INICIAM 2022 COM ATENÇÃO VOLTADA PARA PROJETO AMBIENTAL PRODUTORES DE ÁGUA
Os últimos dias tem sido difíceis para a região sul baiana, por conta do advento dos efeitos da enchentes ocorridos no final do ano de 2021, o Presidente do Consórcio Intermunicipal da Mata Atlântica (CIMA) e Prefeito de Jussari Antônio Bandeira Valete, convidou em caráter de emergência a equipe técnica do Projeto Produtores de Águas do município de Ibirapitanga. O projeto é um dos maiores cases de sucesso em gestão ambiental do Brasil, unindo sociedade, produtores rurais, gestão pública e instituições não governamentais em um modelo sólido de conservação do meio ambiente e pagamento por serviços ambientais.
Estiveram presentes na reunião DIDI, Secretário de Agricultura de Ibiirapitanga, Iago engenheiro ambiental e coordenador do Projeto Produtores de Água e Luciano líder da comunidade agrícola de Dois Riachões.
O Presidente do CIMA Antônio Valete determinou que fosse instalado em caráter de urgência o comitê gestor com destinação na previsão orçamentaria duzentos mil reais a serem investidos nos próximos três anos, no município de Jussari, visando a recuperação de nascentes, recuperação de matas ciliares e redução do desmatamento.
Para o Prefeito Valete a natureza devolve aquilo que fazemos com ela “não podemos negligenciar o desmatamento, poluir os rios e colocarmos a culpa das catástrofes ambientais apenas como sendo eventos naturais, sabemos que a ação do homem tem transformado negativamente o meio ambiente, vivemos a seca extrema em algumas regiões, chuvas intensas em outras, acompanhamos constantemente notícias sobre o aquecimento global e sobre as mudanças climáticas e precisamos fazer a nossa parte”, ressaltou Valete.
O Secretário Didi informou ao prefeito que um dos pontos fortes do Projeto Produtores de Água é o financiamento de melhorias das estradas financiado pela ANA – Agência Nacional da Água, que deverá contribuir para ajudar na reconstrução das áreas afetadas pelas cheias na zona rural.
Um encontro virtual com a Senhora Maria Eugênia representante da Agência Nacional das Águas (ANA), foi realizado com o objetivo de buscar formas de captação de recursos no âmbito nacional e internacional para investimentos em preservação e recuperação do meio ambiente.
Um fechamento de agenda para Brasília, Santa Catarina e Salvador estão previstas ainda no mês de janeiro, tendo como pauta as questões ambientais com foco na reconstrução das áreas atingidas pelas cheias.