FICC
Shopping
CVR
diabetes
Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

COM AS CONSTANTES CHUVAS EM ITABUNA, EMASA INTENSIFICA O TRABALHO DE REVISÃO DOS BUEIROS

Equipes da Gerência de Saneamento da Empresa Municipal de Águas e Saneamento (Emasa) estão intensificando o trabalho de revisão e desobstrução dos poços de visita em diversos pontos da cidade devido às fortes chuvas que vêm castigando a cidades desde o dia 15.

Os poços de visita, popularmente conhecidos como bueiros têm a finalidade de receber os dejetos das residências e de estabelecimentos e conduzir de um ponto a outro da rede coletora de esgotamento sanitário.

De acordo com o gerente de Saneamento da Emasa, Tauan Sampaio, a rede de esgotamento sanitário é dimensionada para receber dejetos domésticos. Mas, em alguns locais, moradores e donos de comércio ligam indevidamente a rede pluvial à rede de esgoto, transformando essa malha em rede mista.

“A ligação da rede pluvial das casas na rede de esgoto, sobrecarrega todo a malha. No período das chuvas, como está ocorrendo agora, temos que ter uma atenção especial para evitar o retorno das águas para as residências”, afirma Tauan Sampaio.

Além de retornar o esgoto para as residências, a rede mista quando recebe uma grande carga de águas das chuvas, danifica o poço de visita e também o trecho da via no entorno do bueiro.

“Pego como exemplo o início da Rua João Timóteo, no Bairro Castália. É recorrente quando chove muito, a tampa do poço de visita ceder e o piso em seu entorno afundar. Isso ocorre, porque a rede de esgoto não foi projetada para receber uma grande quantidade de água em pouco tempo, não suportando a pressão”, explica o gerente de Saneamento da Emasa.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.