AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

CONDIÇÕES PÓS-COVID: SAIBA O QUE SÃO E AS ORIENTAÇÕES DO MINISTÉRIO DA SAÚDE PARA DIAGNÓSTICO

Dificuldade de concentração e memória, perda de paladar e olfato são comuns, especialmente em não vacinados e casos de reinfecção. Pasta financia pesquisas a fim de entender melhor o cenário no Brasil.

Pessoas que tiveram Covid-19, mesmo nas formas leve ou assintomática, podem apresentar um conjunto de sinais e sintomas que se prologam e não têm causa aparente: são as chamadas ‘condições pós-covid’. Dificuldade de concentração e memória, conhecida como névoa cerebral; perda prolongada de olfato e paladar; e alterações cognitivas são os sintomas neurológicos mais comuns. Mas as condições também podem afetar outros sistemas como cardiovascular, respiratório, gastrointestinal, mental, muscoesqulético e geniturinário.

Para auxiliar os profissionais na identificação clínica dos casos e orientar quanto aos critérios de diagnóstico, o Ministério da Saúde publicou uma nota técnica que reúne as informações mais atualizadas sobre o tema. Um dos pontos explicados é que as condições pós-covid ocorrem a partir de quatro semanas desde a infecção inicial. Outro ponto é que os sinais e sintomas permanecem a longo prazo, mesmo depois que a pessoa passa pela fase aguda da doença. Acesse a matéria na integra aqui!

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.