Plansul
Sicoob
Buerarema
COLÉGIO JORGE AMADO
Ieprol

CONSELHO DE POLÍTICAS CULTURAIS DE ITABUNA É ACUSADA DE POLUIÇÃO VISUAL; PRESIDENTE RESPONDE

Um cenário inusitado chamou a atenção da população de Itabuna entre quinta e sexta-feira últimos, dias 31/08 e 01/09, quando cartazes versando sobre o chamamento da população para a Conferência Municipal de Cultura foram fixados nos lugares mais inóspitos da cidade, provocando uma verdadeira poluição visual.

Um desses locais foi a Praça Empresário Helenilson Chaves (antiga Praça Rio Cachoeira), no Centro, onde há um monumento conhecido como o “S da Praça”, que também se transformou em espaço de vitrine para o cartaz supracitado, nas colunas que erguem o monumento.

Detalhe: o cartaz fala da conferência municipal, mas não diz onde, quando e nem que horas o encontro acontecerá.

Procurado pelo site iPolítica, o presidente do Conselho Municipal de Políticas Culturais de Itabuna (CMPCI), Egnaldo Ferreira França, explicou que os cartazes não foram fixados nesses locais com a anuência do conselho, embora a logomarca do colegiado tivesse sido utilizada na peça.

“Existe um grupo de jovens em Itabuna, em diálogo com o conselho, denominado ‘Pensamento Manifesto’ e foi esse grupo especificamente que desenvolveu o cartaz, e os fixou sem que houvesse uma articulação com a gente”, explicou o presidente, indicando inclusive que efetivamente não há, no material publicitário, nenhuma informação sobre data, horário e local para a conferência porque essa é uma decisão que ainda será tomada pelos conselheiros, em diálogo com a sociedade civil, numa reunião na próxima quarta-feira, 06/09, às 17h30min, no Centro de Cultura Adonias Filho.

2 Comentários
  1. DINHO Diz

    Alex Francis, respondendo sua pergunta…quem denunciou?
    Tenha absoluta certeza de que, quem fez essa denúncia, foram as mesmas pessoas as quais usam títulos de gestores da cultura em Itabuna para se auto promoverem, fazendo da mesma trampolim político e promotora de mega eventos a fins de favorecerem a poucos e esquecendo dos artistas municipais e regionais., esses são os verdadeiros incomodados.

  2. Alex Francis Diz

    Quem denunciou ? E as outras poluições visuais que ninguém denúncia? Será que existe uma perseguição aos artistas ? Sei que fato é fato, mas 99% da poluição visual na cidade é ignorado e enquanto que 1% ( manifestação cultural) é alvo de polêmica. Quem são responsáveis pelo todo ????

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.