Prefeitura de Ilhéus julho/ago
Laryssa Rocha
Faculdade de Ilhéus
Jequitibá
Pref itabuna
Câmara itb 1
Ieprol

CTR ILHÉUS OFERECE SOLUÇÃO PARA TRATAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS NA COSTA DO CACAU

Com foco em tecnologias de meio ambiente, sustentabilidade, infraestrutura e também na geração de empregos no Estado da Bahia, o empreendimento CVR Costa do Cacau, da CTR Ilhéus S/A, que teve seu processo de licenciamento e viabilidade iniciados no ano de 2013, já se encontra em fase final da primeira etapa de obras, com previsão de início de operação para outubro de 2020. Com isso, possibilitará ainda neste ano às empresas, instituições e municípios realizarem a destinação adequada e segura de seus resíduos sólidos. O objetivo é suprir de imediato a necessidade urgente de um gerenciamento adequado de resíduos sólidos na região.

A Central de Tratamento de Resíduos fica distante 1,8 km da BR-415, no trecho que liga Itabuna à Ilhéus, entre a CEPLAC e o bairro Salobrinho. A área onde está sendo instalado foi selecionada a partir de um robusto estudo de alternativas locacionais, onde avaliou tecnicamente nove terrenos na região.

A unidade prevê atendimento não só dos municípios de Ilhéus e Itabuna, mas de toda região da Costa do Cacau. Pela localização estratégica da empresa os maiores geradores de resíduos conseguirão realizar sua destinação adequada sem a necessidade de implantação imediata de transbordo.

Em um segundo momento a empresa pretende realizar triagem de recicláveis contidos nos resíduos e sua lavagem, compostagem da fração de orgânicos e produção de gás metano para geração de energia elétrica no aterro, completando o ciclo dos objetivos de desenvolvimento sustentável propostos pela ONU.

A CTR Ilhéus tem participação do grupo capixaba Marca Ambiental, empresa com 25 anos de experiência na construção e operação de centrais de tratamento de resíduos. A Marca Ambiental é a pioneira e maior do Espírito Santo em soluções completas para resíduos, com forte impacto para a preservação ambiental. A empresa foi peça fundamental para que o estado do Espírito Santo atingisse a meta de lixão zero.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.