AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

DEFESA CIVIL PREVÊ MAIS DE 120 MM DE CHUVA PARA OS PRÓXIMOS CINCO DIAS

Ilhéus enfrenta uma situação crítica com uma semana consecutiva de chuvas intensas, gerando preocupação e alerta, especialmente para os moradores de áreas vulneráveis, como altos, encostas e locais suscetíveis a alagamentos. Desde a madrugada de segunda-feira (22), já foram registrados 230 mm de chuva, e as previsões indicam que mais 120 mm nos próximos cinco dias (até a próxima segunda-feira, 29), segundo dados do CEMADEN (Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais).

Antes mesmo do início das chuvas, a Defesa Civil de Ilhéus, em colaboração com as secretarias municipais de Infraestrutura, Serviços Urbanos e Desenvolvimento Social, assim como os bombeiros e outras forças de segurança locais, opera sob a coordenação de um gabinete de crises que monitora as ações 24 horas por dia.

Essa iniciativa tem garantido uma resposta ágil às comunidades afetadas por deslizamentos de terra e danos em suas propriedades, resultando na constante redução dos casos mais graves. Em situações extremas, as famílias são direcionadas para o abrigo institucional, enquanto aquelas que podem permanecer em suas residências recebem apoio na forma de colchões, travesseiros, lençóis, fronhas e todo apoio necessário. Além disso, a Defesa Civil tem promovido a distribuição de lonas para áreas de risco, e a Prefeitura realiza serviço contínuo de desobstrução de canais de escoamento de água.

A Defesa Civil enfatiza a importância de a população ficar atenta a sinais de desagregação de solos em encostas, assim como a quaisquer sinais sonoros, fissuras ou rachaduras nos imóveis. Em caso de identificação desses indícios, é crucial acionar imediatamente as autoridades responsáveis. Para solicitar ajuda ou relatar situações de risco, a população pode entrar em contato via mensagem de Whatsapp com a Defesa Civil, através do número (73) 9 7400 – 7521, lembrando que o número fornecido atende apenas mensagens de texto. Outra opção é ligar para o Corpo de Bombeiros, através do número 193.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.