Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

1º DE MAIO, DIA MUNDIAL DO TRABALHO. MAS, QUAL A ORIGEM DESTE DIA?

Hoje, 1 de maio é o Dia Mundial do Trabalho, feriado no Brasil e em mais 80 países. Por ser uma data comemorativa dedicada aos trabalhadores durante a história, é mais conhecida como o Dia do Trabalhador.

A origem desse dia dedicado aos trabalhadores é consequente de uma greve operária que aconteceu em Chicago, nos Estados Unidos, na virada do século 20, quando era comum os americanos trabalharem até 100 horas semanais, aproximadamente 16 horas para cada um dos seis dias de ocupação.

A manifestação, conhecida como Revolta de Haymarket, reuniu milhares de operários que ficaram em greve com intuito de melhorias nas leis trabalhistas e resultou em forte repressão policial. No dia 4 de maio de 1886, os manifestantes tiveram um confronto com a polícia e durante o ato uma bomba explodiu, resultando em mortos e inúmeros feridos.

Aqui no Brasil, o Dia do Trabalho foi instituído em 1925. Antes disso, durante junho e julho de 1917, operários e comerciantes permaneceram em greve por vários dias por conta das condições precárias de trabalho. Os manifestantes brasileiros revidavam também a proibição do trabalho infantil.

A luta foi bem-sucedida, a carga horário de trabalho diária foi reduzida para 8 horas, o salário passou a ter aumento e os trabalhadores passaram a ter direito ao descanso semanal e as férias.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.