AACRRI
Plansul
Buerarema
Ieprol

DIRETORA DA MÉDIA COMPLEXIDADE DA SEMPS DE ITABUNA, LARISSA MOITINHO, TRAZ NOVIDADES PARA 2024

A diretora da Média Complexidade da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS) da Prefeitura de Itabuna participou, no sábado, 13/01, do programa de rádio Café iPolítica, com Ricky Mascarenhas e Naty Almeida e falou sobre todas as ações que vêm sendo desenvolvidas pelo seu departamento ao longo dos últimos meses e quais são as novidades que a secretaria prepara para 2024.

Moitinho falou que, no escopo de equipamentos que estão sob a sua competência, um dos mais importantes é o Centro Pop, com capacidade de atender até 100 pessoas por dia, mas que, geralmente, atende uma demanda de 60 a 80 pessoas de ambos os sexos. Lá eles recebem atendimento psicossocial, lavam suas roupas, tomam banho, recebem palestras, interagem e se alimentam (café da manhã, almoço, e lanche do final da tarde). O equipamento funciona de 8:00 até as 17:00, de segunda à sexta.

Revelou que as pessoas atendidas pelo Centro Pop são pessoas em situação de rua sobre as quais a SEMPS as identifica através do serviço de abordagem nas ruas, cuja equipe do SEAS realiza a identificação, cadastro e mapeamento dessas pessoas, e produz dados sobre há quanto tempo vivem na rua e o que as motivam para tal. Falou sobre a sociedade não lançar sobre esses indivíduos um olhar mais humanizado, existe o preconceito, comumente nesses casos.

“Tratam-se de cidadãos, de pessoas que têm direitos; não podem ser descartadas ou descartáveis pela sociedade. Não são invisíveis, elas são invizibilizadas pela sociedade. Mas podemos ter dentro de nossos lares, uma pessoa em situação de rua em potencial.” enfatizou.

Atualizou ainda as informações dos venezuelanos que chegaram a Itabuna no início de outubro de 2023 e que permanecem na cidade. Segundo Moitinho, a SEMPS, através da Alta Complexidade, tem garantido desde então, alimentação três vezes ao dia, abrigamento e o máximo possível de proteção social, também, junto às outras Secretarias e um Comitê foi implementado.

Também informou sobre a criação de um comitê intersetorial, por parte do prefeito Augusto Castro (PSD), Decreto 15.647/23, envolvendo várias secretarias municipais, sociedade civil organizada, instituições do comércio local, instituições religiosas e de ensino superior para estudar, implementar, efetivar e conduzir políticas específicas para lidar com as pessoas em situação de rua em nossa cidade.

Quanto às pessoas em situação de rua, os viventes de rua, é muto fácil dizer que compete somente ao poder público a resolução da problemática mas o que é que a sociedade faz? Precisamos unir esforços para diminuir ou minimizar o problema”, concluiu.

Ao final da entrevista, exibiu-se um áudio do professor Júnior Brandão, titular da SEMPS, falando sobre o Pop Acolhimento, um equipamento em que os atendimentos serão feitos no âmbito de um espaço em que os cidadãos possam ter abrigamento para dormirem até que tenham condições de serem reinseridas na sociedade.

Por parte do Governo do Estado, Moitinho ainda falou dos movimentos que a prefeitura vem fazendo para que Itabuna receba o projeto “Corra Pro Abraço”, uma ação com ênfase sobre pessoas em situação de rua que precisam de ajuda. Ainda vamos ter o “Consultório de Rua” em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde.

O programa Café iPolítica vai ao ar todos os sábados, das 8h às 14h, com o apoio do Boteco Gaúcho, o melhor e mais gostoso café da manhã de Itabuna e região.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.