Pref ilheus novembro
Plansul
uruçuca novo
Buerarema
Ieprol

EDITAL PARA INSTALAÇÃO DO CONSELHO MUNICIPAL DA JUVENTUDE FOI PUBLICADO NA ÚLTIMA SEMANA

A quase uma semana a Prefeitura de Itabuna divulgou no Diário Oficial o edital que abre as inscrições para compor o Conselho Municipal de Juventude, que vem desde 2008 sendo discutido e com diversas tentativas de ser instalado definitivamente.

O iPolítica conversou nesta quinta-feira (21) com Joabe Paiva, ele que é gerente da Divisão de Juventude, setor vinculado à Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza. Joabe explicou como vai funcionar as inscrições e falou da expectativa de posse dos membros.

Veja a entrevista:

iPolítica: Como esta procedendo a inscrição dos membros do CMJ?

Joabe Paiva: Então, foi lançado no Diário Oficial do município o edital que orienta como as instituições ou movimentos deverão indicar seus representantes, ao todo 12 cadeiras serão destinadas entre suplentes e membros da sociedade civil organizada. Já no poder público, mais 12 cadeiras serão preenchidas, essas com ofícios já enviados aos respectivos setores. Para os membros da sociedade civil organizada, a instituição ou movimento que sinalizar interesse por uma cadeira deverá ter toda a sua documentação em dias, como a ata de fundação e a ata da última eleição. Lembrando apenas que o candidato deve ter no máximo 29 anos.

iPolítica: Joabe, quais são os prazos para a inscrição? Já tem definido no cronograma a instalação e posse do Conselho?

Joabe Paiva: Olha, o edital consta que até o dia 5 de novembro vamos estar recebendo as inscrições, que serão analisadas por uma comissão para ver se preenche todos os requisitos estabelecidos. Se tudo ocorrer como planejado, esperamos que no final de novembro deste ano o prefeito Augusto Castro possa dar posse aos novos conselheiros.

iPolítica: Quais instituições da sociedade civil foram convocadas?

Joabe Paiva: Como dito antes, o edital não estipulou qual deve ser a instituição a compor o Conselho, a chamada ‘cadeira cativa’ foi retirada na alteração da lei. Nesse novo formato, fica facultativo a inscrição desses grupos para preencher as vagas do CMJ.

iPolítica: Sua mensagem para os jovens de nosso município.

Joabe Paiva: Eu me sinto muito agradecido, é uma vitória não só de Joabe, mas sim da juventude. Desde 2008 estamos lutando por essa implementação. Destaco também a importância da Câmara Municipal, os vereadores Israel Cardoso e Wilma Oliveira, que participaram diretamente desse processo.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.