Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
PM Itabuna – Lavagem do Beco
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile

EDUCAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL E SEUS DESAFIOS

Por Júnior Brandão*

Hoje, 21 de Fevereiro de 2024, a nossa rede pública municipal da Educação retornam suas atividades para o ano letivo de 2024.

São 19 mil estudantes, desde a creche, passando pela pré escola, Ensino Fundamental, séries iniciais e finais e prosseguindo com a Educação de Jovens e Adultos (EJA), na cidade e no campo. São mais de 90 escolas. A Prefeitura de Itabuna, seguindo determinação do Prefeito Augusto Castro, e tendo a frente da Secretaria de Educação a Profa Adriana Tumissa, após muitos investimentos em mobiliários novos, brinquedos educativos, tecnologia em sala, no controle da presença de alunos e profissionais da Educação, e nas secretarias escolares, juntando aos serviços de melhorias na estrutura física em várias unidades escolares, na cidade e no campo, seguem para esse ano letivo, de 200 dias e o mínimo de 800 horas. Esforços foram realizados em alugar espaços para que outras unidade escolares, que passarão por reformas, nao deixem de atender à comunidade. Não poderia deixar de salientar o investimento no transporte escolar, no processo seletivo simplificado para contratação de professores, na política de valorização dos educadores e outros servidores que participam do processo de educar e da contratação de empresa terceirizada para cargos de apoio ao trabalho educativo. Destaco, também, o concurso público que abrirá espaços de trabalho para centenas de educadores. O anúncio da chegado e pagamento dos precatórios, algo já anunciado pelo prefeito Augusto Castro, em que os professores receberão recursos novos tem sido comemorado pela comunidade escolar que se aplica ao ensino. Esse recurso novo certamente trará dividendos positivos para o comércio e serviços da cidade de Itabuna, além de que uma parte do pagamento dos precatórios poderão ser usados, pela Prefeitura de Itabuna, para melhoria das instalações das unidades escolares e prédios que atendem outras necessidades da Educação. Quero comemorar a ação inteligente e necessária de criar novas vagas para creche no bairro Parque Boa Vista. Desde 2023 temos aumentado o número de vagas para creche municipais. Quero destacar os trabalhos dos Conselhos Municipais vinculado à Educação e ao trabalho dos vereadores e dos Sindicatos, atentos ao que lhe cabem fazer. Por fim, desejo um ano letivo de muito sucesso!

*Prof Josué Brandão Júnior, ex Secretário de Educação e Governo e atual Secretário de Promoção Social e Combate à Pobreza da Prefeitura de Itabuna.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.