Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
sicoob
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

ENCERRANDO O MÊS DOS POVOS ORIGINÁRIOS, “CAFÉ, PROSAS E VINHOS POR ELAS” TRATA DE POLÍTICAS PÚBLICAS PARA OS INDÍGENAS

Secretária da Educação da Bahia fala da contratação de 700 professores indígenas

A edição desta terça-feira, 30 de abril, do Podcast “Café, Prosas e Vinhos Por Elas”, transmitido ao vivo pelo Canal iPodcasTV no You Tube, contou com as participações de Domilene Borges, diretora geral do Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, de Ilhéus, o único da Bahia com atendimento 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS) e com a secretária estadual da Educação, por telefone, Rowena Brito. O tema do programa foi “Políticas Públicas Para os Povos Indígenas”.

Domilene Borges fez um esclarecimento amplo sobre o aspecto do cuidado da saúde dos indígenas ilheenses e Rowena Brito falou dos recentes avanços na educação, com vista à valorização dos povos originários naquilo que lhes aparece com maior proeminência, qual seja, o direito de acesso à educação formal.

Domilene Borges e Larissa Moitinho (Foto: Vini Santana/iPolítica)

Domilene falou de sua área de atuação junto aos Tupinambás de Olivença e de como construiu uma relação de confiança com caciques e lideranças, especialmente para que se direcionasse e se direcione para as mulheres aldeadas todo o apelo de cuidados, especialmente para as grávidas.

Falou que, pelas ações do Hospital Materno Infantil, o Estado da Bahia o credenciou como referência em cuidados com crianças e mulheres indígenas, um ato que reconhece aquela unidade hospitalar como apta em atuar com povos originários.

Apresentadora do Podcast Café, Prosas e Vinhos por Elas, a advogada Larissa Moitinho (Foto: Vini Santana/iPolítica)

Por telefone, direto de Salvador, a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowena Brito, falou da recente contratação de professores eminentemente originários, 700 ao todo, da pretensão de se realizar um concurso público exclusivamente para efetivação desses profissionais e dos desafios de se conseguir uma quantidade que atenda às demandas educacionais de todo o território baiano, levando em consideração o contingente populacional de indígenas na Bahia.

Comentou sobre a interiorização de políticas indígenas, especialmente no tocante à migração de índios venezuelanos para o interior do Brasil, realidade que toca muito especialmente a cidade de Itabuna.

Domilene Borges, diretora geral do Hospital Materno Infantil Dr. Joaquim Sampaio, de Ilhéus (Foto: Vini Santana/iPolítica)

Ao final do podcast, Domilene Borges participou do “Quadro das Plaquinhas”, quando atribuiu imagens de “alegria”, “amor”, “repulsa” e “indiferença” em relação à algumas personalidades municipais e estaduais. Entre os nomes avaliados, o do prefeito de Ilhéus Mário Alexandre (PSD), do ex-prefeito e pré-candidato a prefeito Jabes Ribeiro (PP), Dr. Eduardo Nora (atual secretário municipal da Saúde de Ilhéus), Roberta Santana (secretária da Saúde do Estado da Bahia) e o governador da Bahia Jerônimo Rodrigues (PT). O resultado causou algumas surpresas para quem assistiu.

O Podcast Café, Prosas e Vinhos Por Elas vai ao ar todas as terças, às 19h30min, no iPodcasTV no You Tube. Apoio da Soluz, Colégio Ieprol, do Supermercado Leal, Leal Classic Hotel, UNEX – Universidade de Excelência, fabricante e distribuidora de bebidas Coroa, energéticos Bad Wolf e Boteco Gaúcho.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.