ENQUETE DO IPOLÍTICA SURPREENDE E 83% DOS PARTICIPANTES SE DECLARAM CONTRA A POLÍTICA DE COTAS PARA PRETOS E PARDOS
No mês em que se reverbera a luta pela consciência negra, com a passagem do 20 de novembro e da batalha que levou o herói Zumbi dos Palmares à morte, numa circunstância em que o período da escravidão ainda denota um debate acirrado de preconceitos, racismo e intolerâncias, o quadro “Enquete da Semana”, do programa Café iPolítica na Interativa FM do último sábado, 11/11, apresentado por Ricky Mascarenhas e Naty Almeida, quis saber dos ouvintes, internautas e seguidores qual a opinião deles sobre a política de cotas no Brasil.
Enquanto entre os convidados, houve decisão unânime pelo posicionamento a favor, entre os que votaram nas redes sociais do Grupo iPolítica de Comunicação, talvez pela própria força do anonimato ou da superficialidade participativa, houve o surpreendente e polêmico resultado de que apenas 17% seguiram a mesma opinião. Do outro lado, no entanto, 83% se disseram contra.
O resultado da enquete demonstra o quanto esse debate precisa estar ampliado não só nos meios de comunicação, mas nos espaços sociais como um todo, compreendendo-se a política de cotas, [e por esse raciocínio não de deve compreender que o Grupo iPolítica está fazendo um juízo de valor], precisa ser reconhecida como uma maneira de reparação social para todas as negações que o povo preto do Brasil sofreu desde quando forçado a migrar das terras africanas para o trabalho escravo nessas terras.
A Enquete da Semana do Café iPolítica na Interativa FM, ratifica-se, não tem natureza de pesquisa científica, nem os dados apresentados sofrem esse tipo de tratamento, traduzindo apenas as opiniões de quem responde às perguntas sugeridas pelo programa.
O programa vai ao ar todos os sábados, sempre das 8h às 10h, com o apoio do Boteco Gaúcho, o melhor e mais gostoso café da manhã de Itabuna e região