Pref ilhéus
Plansul
uruçuca novo
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

ENTREVISTA: DR. THIAGO SANTANA É REFERÊNCIA EM CIRURGIAS DE MÃOS NA BAHIA

Por Rodolfo Valentino*

DR. THIAGO SANTANA, CIRURGIÃO DE MÃO, AGORA ESTÁ EM ILHÉUS NA CLÍNICA AVANTTI, DENOMINADA ANTERIORMENTE COMO OTOCLIN, RECÉM REINAUGURADA NO CENTRO DE SAÚDE DR. GUTENBERG LUCENA UM EMPREENDIMENTO DE DR. GUSTAVO LEAL.

Nascido em Salvador hoje reside em Ilhéus, Dr. Thiago Santana divide sua agenda em atendimentos e cirurgias em todo sul da Bahia. Dr. Thiago é membro e um dos idealizadores do MÃO SULBA – GRUPO DE CIRURGIA DA MÃO DO SUL DA BAHIA, primeiro em sua categoria em nossa região. Dr. Thiago é graduado em medicina na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública – EBMSP (2012) em Salvador-BA; fez Residência de Ortopedia e Traumatologia no Instituto de Ortopedia e Traumatologia – IOTRS (2017) em Passo Fundo-RS; fez Residência de Cirurgia da Mão e Microcirurgia na Universidade de São Paulo – USP (2019) em Ribeirão Preto-SP. Carrega em seu currículo diversos cursos da sua formação complementar. Seu nome hoje é referência quando se fala em cirurgia de mão.

Em entrevista ao IPOLÍTICA, Dr. Thiago salientou a complexidade da especialização do cirurgião de mão e sua absoluta importância no cuidado da saúde de nossas mãos e, suas expectativas atendendo em Ilhéus na Clínica Avantti.

IPOLÍTICA: Dr. Thiago seja bem-vindo ao nosso Blog. Tivemos a oportunidade de conversar anteriormente com seu colega do MÃO SULBA, Dr. Rafael Barbosa, e estamos felizes em pontuar com o senhor outros questionamentos que surgiram. Explique para nossos leitores primeiramente, o que faz um cirurgião de mão?

  1. THIAGO: A cirurgia da mão é uma especialidade complexa que merece muito estudo e técnica. Dentro da ortopedia é a mais longa de formação, leva dois anos. Ela envolve a cirurgia de ortopedia, a cirurgia plástica e a cirurgia vascular. Nós atendemos toda patologia de mão: fraturas, cistos, túnel do capo entre outras; como toda parte de cobertura de membros – pode ser também membros inferiores com retalhos e enxertos de pele, que é a parte da cirurgia plástica que também é muito grande em nossa especialidade; fazemos reimplante, lesão vascular, lesão de artéria entre outros pontos. Nós somos treinados para atuar de forma minuciosa nessa grande demanda.IPOLÍTICA: Qual a importância de operar com o cirurgião de mão, e não com um ortopedista/cirurgião geral?
  2. THIAGO: A filosofia do cirurgião de mão diz: que para operar uma mão você precisa de um estudo especializado dentro de cada procedimento. A mão trás em si uma sensibilidade e complexidade muito grande, que devemos preservá-la. Não é só alinhamento, a mão precisa realizar sua função. Trazer a sua funcionalidade por completo. Uma cirurgia mal feita leva rigidez e perda dessa mobilidade.

IPOLÍTICA: Quais são as cirurgias de mãos mais comuns?

  1. THIAGO: Síndrome do túnel do carpo, ocorre quando o nervo mediano é comprimido dentro do túnel; cisto sinovial, esse cisto é pequeno redondo e costuma ser indolor, se apresentar dor ele pode ser drenado ou removido; dedo em gatilho, que é uma inflamação no tendão responsável por dobrar o dedo, faz com que o dedo afetado fique sempre dobrado; entre alguns tumores de pele.

IPOLÍTICA: Qual a importância de cuidar das mãos?

  1. THIAGO: Como diria Carlos Drumond de Andrade: “Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”. A mão conecta todo nós com o mundo. É uma interação gigantesca o toque com o corpo e a mente. Preservar esse toque é você ter a sensibilidade de compreender, que tudo que você faz do momento que acorda ao momento que você dorme são os movimentos de suas mãos. Trabalho, estudo e lazer.

IPOLÍTICA: Depois de operar a mão, precisarei de fisioterapia?

  1. THIAGO: Sim. Na verdade, o mais indicado é Terapia Ocupacional, uma forma de reabilitação específica para a mão. O tratamento de reabilitação pós- operatório é tão importante quanto a excelência técnica no ato cirúrgico, para evitar a rigidez articular e retomar os movimentos o mais próximo possível das capacidades pré-operatórias.

IPOLÍTICA: Quando eu preciso buscar um cirurgião da mão, quais os primeiros sintomas?

  1. THIAGO: Nossas mãos sempre emitem esses alertas: formigamento, perda de sensibilidade e rigidez. São os principais.

IPOLÍTICA: Dr. Thiago muito obrigado por esse bate papo.  Já fica aqui um convite para uma próxima oportunidade.

  1. THIAGO: Obrigado vocês pelo convite! Aproveito a oportunidade e convido os moradores de Ilhéus e região para visitar-me na Clínica Avantti.

Agende sua consulta com Dr. Thiago Santana na Clínica Avantti pelo telefone (73) 3221-9100 ou WhatsApp (73) 99957-7014

Entrevista assinada por Rodolfo Valentino – *Comunicólogo com habilitação em Jornalismo; Pós-graduado em Gramática, Literatura Brasileira e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.