faculdade de ilheus
Plansul
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

ENTREVISTA: DR. UADSON ARAÚJO, CIRURGIÃO DE CABEÇA E PESCOÇO AGORA EM ILHÉUS

Por Rodolfo Valentino

Dr. Uadson Araújo, cirurgião de cabeça e pescoço está de volta a Ilhéus para atender na Clínica Avantti, denominada anteriormente como Otoclin, recém reinaugurada no Centro de Saúde Dr. Gutenberg Lucena um empreendimento de Dr. Gustavo Leal.

Nascido em Ilhéus e casado com a enfermeira e itabunense Lorena Araújo, residem com seus dois filhos em Vitória da Conquista – BA, onde construiu sua carreira como cirurgião de cabeça e pescoço. Dr. Uadson é graduado em medicina na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em 2006; no período de 2010-2011 atuou como cirurgião geral na Santa Casa de Itabuna; 2012-2013 foi residente do Hospital Aristides Maltez em Salvador onde fez sua especialização em cirurgia de cabeça e pescoço.

Em entrevista ao iPolítica, Dr. Uadson salientou a importância dos cuidados com a prevenção de câncer na cabeça e pescoço e suas expectativas atendendo em Ilhéus.

IPOLÍTICA: Dr. Uadson, seja bem-vindo novamente em sua terra natal. Vamos começar por uma pergunta clássica: o que trata um cirurgião de cabeça e pescoço?

  1. UADSON: O cirurgião de cabeça e pescoço trata das doenças benignas e malignas da boca, laringe, faringe, tireoide e glândulas salivares, de caroços no pescoço e pele da face e do pescoço entre outras.

IPOLÍTICA: Quais são os principais tipos de câncer nas regiões da cabeça e do pescoço?

  1. UADSON: O carcinoma epidermoide é o principal tipo de câncer de boca, faringe e laringe, enquanto o carcinoma papilífero é o tipo de câncer de tireoide mais comum. Os estudos mais recentes apontam para alguma influência genética no desenvolvimento do câncer de cabeça e pescoço, porém, o hábito de fumar e beber são ainda os principais fatores de risco para a doença e devem ser firmemente combatidos.

IPOLÍTICA: É verdade que sexo oral pode causar câncer na boca?

  1. UADSON: Sim, é verdade. Estudos recentes demonstram que a infecção oral pelo papilomavírus (HPV) é um fator de desenvolvimento do câncer de faringe e também de boca. Uma das formas de contágio por essa infecção é por meio da prática do sexo oral e em pessoas com múltiplos parceiros sexuais.

IPOLÍTICA: Qual a forma correta de detectar esses cânceres e essas doenças?

  1. UADSON: O diagnóstico de câncer começa com o exame clínico do pescoço pelo médico clínico e pelo cirurgião de cabeça e pescoço. Para cada caso, podem ser necessários exames complementares, como a ultrassonografia, a punção biópsia aspirativa ou a tomografia computadorizada, por exemplo. Eu sempre falo para meus amigos e pacientes, não existe faixa etária para essas doenças. Crianças, jovens e adultos estão sujeitos a ter, principalmente o câncer de boca que é muito comum segundo estatísticas que temos no Brasil e no mundo.

IPOLÍTICA: Quais as principais cirurgias que o senhor faz?

  1. UADSON: Tireoide, benignas e malignas, pele e glândulas salivares. Essas são as principais e mais buscadas em meu consultório. Tireoide é muito comum, até em criança; câncer de pele geralmente é na terceira idade; o tumor do trato aerodigestivo é comum em pessoas a partir dos trinta anos.

IPOLÍTICA: Julho Verde é uma campanha criada com o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o câncer de cabeça e pescoço. Qual o alerta que o senhor faz?

  1. UADSON: Na maioria das vezes, os tumores de cabeça e pescoço podem ser assintomáticos no início da doença, o que leva ao diagnóstico tardio. Por isso, fazer o diagnóstico das lesões iniciais é imprescindível para aumentar a probabilidade de cura. É muito importante o diagnóstico precoce. Eu fico extremamente triste quando tenho que fazer uma cirurgia de câncer de orelha por exemplo e ter que retirar uma orelha da cabeça do meu paciente. Sabendo que na maioria das vezes poderia ter sido evitado caso ele tivesse me procurado antes. Então hoje eu faço um apelo: visitem sempre um médico. Eu hoje estou aqui em Ilhéus, na Clínica Avantti, para atender e cuidar de todos vocês, com respeito a sua saúde.

IPOLÍTICA: Dr. Uadson muito obrigado por esse bate papo.

DR. UADSON: Obrigado vocês pelo carinho e o convite.

Agende sua consulta com Dr. Uadson na Clínica Avantti pelo telefone (73) 3221-9100 ou WhatsApp (73) 99957-7014

Entrevista assinada por Rodolfo Valentino – Comunicólogo com habilitação em Jornalismo; Pós-graduado em Gramática, Literatura Brasileira e Marketing Digital.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.