EPISÓDIOS DE RACISMO MARCAM PASSAGEM DE VINÍCIUS JÚNIOR NA ESPANHA DESDE 2021
Tem chamado atenção do mundo o racismo que o jogador de futebol Vinícius Júnior, do Real Madrid, vem sofrendo na Espanha e pincipalmente nos estádios durante os jogos.
No total, o atleta enfrentou 10 episódios de racismo durante jogos do Real Madri.
1) 24 de outubro de 2021 – Barcelona 1 x 2 Real Madrid No estádio Camp Nou, um torcedor fez ataques considerados racistas ao brasileiro.
2) 14 de março de 2022 – Mallorca 0 x 3 Real Madrid
Vinícius marcou um dos gols na vitória do Real Madrid e voltou a ouvir xingamentos racistas da arquibancada.
3) 18 de setembro de 2022 – Atlético Madrid 1 x 2 Real Madrid
Vídeos circularam mostrando torcedores do Atlético chamando Vinícius Junior de macaco antes da partida, nas proximidades do estádio. Naquela semana Pedro Bravo, presidente da Associação Espanhola de Empresários de Jogadores, havia dito que Vinícius Junior precisava parar de provocar os adversários e deixar de “fazer macaquices”. “Você tem que respeitar o rival. Se quer dançar, que vá ao sambódromo no Brasil”, disse ele.
4) 30 de dezembro de 2022 – Valladolid 0 x 2 Real Madrid
Vinícius havia sido substituído na partida e estava passando em frente a torcedores do Valladolid quando o Real Madrid fez um gol. Ele comemorou diante dos torcedores do Valladolid e foi alvo de xingamentos racistas.
5) 26 de janeiro de 2023 – Real Madrid 3 x 1 Atlético Madrid Na véspera do jogo, torcedores do Atlético Madrid penduraram em uma ponte da cidade um boneco vestido com a camiseta de Vinícius Junior, simulando enforcamento do jogador. O boneco estava com mensagens de ódio contra o atacante e o clube. A atitude despertou mensagens de repúdio da Confederação Brasileira de Futebol e dos dois clubes. Na internet, a hashtag #BailaViniJr viralizou.
6) 5 de fevereiro de 2023 – Mallorca 1 x 0 Real Madrid
Um torcedor de 20 anos proferiu ofensas racistas contra Vinícius Junior durante a partida. O homem foi identificado pela polícia e o clube proibiu seu acesso a jogos no estádio.
7) 18 de fevereiro de 2023 – Osasuna 0 x 2 Real Madrid
Vinícius Junior foi alvo de xingamentos racistas. Ele foi agredido verbalmente até mesmo durante o minuto de silêncio realizado em homenagem às vítimas dos terremotos na Turquia e na Síria.
8) 5 de março de 2023 – Betis 0 x 0 Real Madrid
Novamente Vinícius Junior foi chamado de macaco por torcedores em Sevilha quando cobrava um escanteio na partida. A La Liga encaminhou o caso para as autoridades espanholas.
9) 19 de março de 2023 – Barcelona 2 x 1 Real Madrid
Pela segunda vez, torcedores do Barcelona foram denunciados por insultos racistas a Vinícius Junior durante a partida.
10) 21 de maio de 2023 – Valencia 1 x 0 Real Madrid
Antes da partida, vídeos mostram torcedores do Valencia cantando músicas em que chamam Vinícius Junior de macaco. Durante a partida, o jogador brasileiro confrontou torcedores que o xingavam na arquibancada. O árbitro chegou a interromper a partida por alguns minutos e foi feito um aviso contra racismo no alto-falante. Após o jogo, Vinícius criticou a La Liga e foi rebatido pelo presidente da entidade.Mas essa problemática não acontece apenas em outros países, aqui no Brasil o racismo, infelizmente, ainda está presente em campo. Um levantamento do Observatório da Discriminação Racial do Futebol, o Brasil teve um aumento no número de ocorrências ligadas ao racismo no ano passado. Em 2021, o Observatório registrou 64 situações de racismo. Já em 2022, foram comprovadas 90 situações, ou seja, houve um aumento de 40%. A alta se dá porque os atletas têm tomado consciência da necessidade de se fazer denúncias contra as ofensas.