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ESCOLA POLIVALENTE DE CAMACÃ: UM MARCO NA EDUCAÇÃO DA REGIÃO

Por José Cássio Varjão*

Há cinquenta anos, em 29 de agosto de 1973, iniciavam-se as atividades da Escola Polivalente de Camacã. Acontecimento de extrema importância, no meio educacional, para a cidade e região, a nova escola era uma referência no ensino, com professores qualificados, excelente estrutura física e proposta de educação profissionalizante.

“São muitas as memórias, principalmente pela valorização da educação. Marcamos época, numa equipe com professores comprometidos, que se ajudavam e progrediam juntos, liderados pela diretora Edda Motta. O meio político colaborou bastante, e a realização do primeiro desfile dos estudantes, com participação marcante da Banda Marcial, que foi inaugurada com o objetivo de incentivá-los a participarem dos eventos da escola, chamou a atenção da população. Esse momento está guardado em nossas memórias” disse a professora Ana Maria Tourinho.

As escolas Polivalentes foram criadas em vários estados do Brasil e nasceram numa vertente pedagógica tecnicista como escolas modelo, seriam o embrião da reforma da educação brasileira e a meta era promover a integração entre educação e trabalho. Tinham proposta e estrutura na preparação dos jovens em áreas como: técnicas comerciais, artes industriais, técnicas agrícolas e técnicas em educação para o lar.

O projeto de tais escolas modelo nasce de um acordo chamado MEC-USAID, entre o Ministério da Educação do Brasil – MEC e a Agência Norte-Americana para o Desenvolvimento Internacional – USAID (United States Agency of International Development). Tal instituição teve participação na reforma da universidade brasileira na década de 1960. Os recursos para a implantação do projeto vieram dos Estados Unidos, como parte do acordo de cooperação internacional.

Nesse contexto, o professor Jair Duarte da Costa, remanescente daquela época, contratado anteriormente como supervisor das obras da escola, destaca que “foi providencial a cooperação internacional MEC/USAID, especialmente pela qualidade do material empregado e pela utilização de concreto armado na estrutura do prédio, fato que mantém suas bases até os dias atuais em perfeito estado de conservação”. O professor cita ainda uma palestra no Clube Vasco da Gama, na cidade de Camacã, quando informou aos professores presentes que o modelo de ensino da nova escola estava de acordo com a lei 5.692/71, recém promulgada e que tratava da reforma educacional do ensino médio. Por último, Jair Duarte destaca “a grandiosidade da Escola Polivalente de Camacã, uma instituição muitíssimo bem aparelhada em mobiliário e com excelentes docentes, que criou grande expectativa nos jovens das cidades de Camacã, Mascote e Pau Brasil. A nova escola capacitou a juventude na sua escolha profissional e intelectual para o seu futuro, só não estudou no Polivalente quem não teve condições de se locomover até Camacã”, concluiu.

Há poucos estudos relevantes sobre a implantação das escolas polivalentes no Brasil, destacando-se o trabalho apresentado no X Seminário Nacional do HISTEDBR – Contribuições para a História e Historiografia da Educação Brasileira, realizado entre 18 e 21 de julho de 2016, na UNICAMP, por Genis Alves Pereira Lima e Dr. Sauloéber Társio de Souza, ambos da Universidade Federal de Uberlândia/MG, com o título “ESCOLAS POLIVALENTES NA DITADURA CIVIL-MILITAR: MARCO NO MODELO DE ENSINO PROFISSIONALIZANTE OU INSTRUMENTOS DE PROPAGANDA DO REGIME? O PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO POLIVALENTE DE ITUIUTABA/MG (1974-1985).

Para celebrarmos o Cinquentenário da Escola Polivalente de Camacã, nos reuniremos nos dias 02 e 03 de setembro de 2023, durante as festividades de emancipação política da cidade, onde serão realizados vários eventos comemorativos e desfile pela cidade, conforme programação elaborada pela organização do evento.

*José Cássio Varjão, Cientista Político, Membro da Associação Brasileira de Ciência Política, MBA em Cooperação Internacional e Políticas Públicas e Pós Graduado em Administração Pública Municipal e Desenvolvimento Local. Pós Graduando em Administração Púbica e Gerência de Cidades Inteligentes, Pós Graduando em Gestão de Negócios Inovadores.

PROGRAMAÇÃO Encontro GERAÇÃO 70.

*Dia 02/09 Manhã:* *7h:30* – Chegada dos Pioneiros ao Polivalente com Fogos de artifício; Entrega das Camisas e Credenciais; *8h* – Abertura do Encontro; *8h:10* – Apresentação do Grupo de Dança Cultural da Cidade; *8h:30* – Diretor atual dando Boas Vindas; *08:45* – Orador da Turma; *9h:00* – Homenagens aos nossos professores e cidadãos; *9h:45* – Coffee break; *10h:10* – Vídeo “Pioneiros do Poli”; *10h:30* – Visita ao Poli (momento fotos); *11h:20* – Preparação para a grande “Caminhada de Gratidão à Camacã”, com alegria, apitos e faixas; *11h:30* – “Fogos de artifício” marcando o início da Caminhada com o “Mini Trio”, passando pelo centro da Camacã, pela área da Festa da Cidade, sentido ao espaço do almoço; *Dia 02/09 Tarde:* *13h* – Almoço no “Restaurante Prozaria” local acolhedor em plena natureza; *14h às 18h* – Ainda na Prozaria, Momento Livre, para que o Encontro se efetive nas recordações afetivas, ao som de Voz e Violão, com muita música viajando pelo repertório dos Anos 70 e 80. A noite será livre para quem quiser fazer-se presente à Festa da Cidade;

*Dia 03/09 o dia:* Foi pedido a Comissão que deixasse esse dia livre, para que os colegas pudessem “se reencontrar” de acordo à sua turma daquela época; Enfim, firmaremos esse momento especial como o *1° Encontro dos Pioneiros GERAÇÃO 70 da Escola Polivalente de Camacã

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