ESTADO: O SENHOR DOS ESCRAVOS
Por Eduardo Carqueija Júnior*
Em 13 de maio de 1888 a Princesa Isabel assinava a Lei que abolia a escravidão no Brasil. Ali terminava, pelo menos sob espectro legal, uma das partes mais vergonhosas de nossa história.
Passados 135 anos da Lei Áurea nós brasileiros estamos sob julgo de um senhor de escravos moderno, sagaz e dissimulado: o Estado. Atrelado aos seus grilhões somos obrigados a trabalhar quase a metade de um ano para entregar-lhe a soma dos nossos esforços.
Sob o argumento de recebermos segurança, saúde e educação sustentamos um estado perdulário e ineficiente dominado uma uma elite cheia de privilégios e regalias.
A violência, o analfabetismo, o desemprego, os esgotos e as favelas são o Pelourinho moderno, o tronco em que os mais pobres recebem as chicotadas em forma de impostos injustos, que serão desviados para as cuecas e malas dos que dizem defende-los.
Sua casa, seu carro, seu patrimônio podem lhe ser retirados a qualquer momento, bastando a vontade do Senhor Estado. Você só pode usar se pagar. Duvida? Fique sem pagar seu IPTU, IPVA ou IRPF e seus bens lhe serão tomados e você pode até ser preso.
Lembre-se: NADA LHE PERTENCE. TUDO É DO ESTADO. INCLUSIVE A SUA LIBERDADE. LIBERDADE????
*Empresário