Prefeitura de Ilhéus julho/ago
Laryssa Rocha
Faculdade de Ilhéus
Jequitibá
Pref itabuna
Câmara itb 1
Ieprol

ESTUDANTES, PROFESSORES E FUNCIONÁRIOS DE ESCOLAS ESTADUAIS DE JEQUIÉ, ILHÉUS E ITABUNA FARÃO TESTE PARA O NOVO CORONAVÍRUS

O Governo da Bahia começa, nesta segunda-feira (3), às 14h, a testagem para o novo Coronavírus nas escolas estaduais do município de Jequié. Ao todo, serão testados 10.771 pessoas, sendo 9.964 estudantes, 560 professores e 247 funcionários, em 13 escolas estaduais e quatro anexos do município. A testagem também será feita, em datas que ainda serão divulgadas, nas escolas estaduais de Itabuna e Ilhéus.

O secretário da Educação do Estado, Jerônimo Rodrigues, falou sobre a importância da aplicação do teste rápido. “A Bahia é pioneira na testagem de estudantes, professores e funcionários das escolas estaduais. Esta é mais uma ação do protocolo de segurança que estamos adotando para a retomada do ano letivo. Ainda não há uma data definida para a volta às aulas, mas os testes nos ajudam neste diagnóstico para a tomada de decisão. Já fizemos esta testagem em parceria com os municípios de Itajuípe, Ipiaú e Uruçuca e, agora, contamos com a parceria das prefeituras de Jequié, Ilhéus e Itabuna para mais esta ação que deverá alcançar 35 mil pessoas nos três municípios”, afirmou.

Em Jequié, a programação começa na segunda, das 14h às 17h, com professores e funcionários, e segue na terça-feira (4/8) com o mesmo público, das 8h às 17h. A partir da quarta-feira (5/8) serão testados os estudantes, que devem esperar o comunicado da escola para se dirigirem com hora marcada até a escola, entre 8h e 17h.

Para Itabuna e Ilhéus, a programação está sendo desenvolvida em parceria com as prefeituras. No município de Ilhéus, serão 12.327 pessoas testadas, sendo 11.370 estudantes, 661 professores e 296 funcionários, localizados em 18 escolas, sendo quatro unidades indígenas. Já no município de Itabuna, a testagem acontecerá em 14 unidades escolares, contemplando 12.011 pessoas, sendo 11.224 estudantes, 580 estudantes e 207 funcionários.

Nos três municípios, a testagem será feita por equipes das Secretarias Municipais de Saúde, com acompanhamento dos gestores escolares e das equipes técnicas da SEC, dos Núcleos Territoriais de Educação (NTE) e do Núcleo Regional de Saúde da Secretaria de Saúde do Estado (SESAB). Na aplicação dos testes serão utilizados todos os protocolos de segurança. As pessoas deverão usar a máscara de proteção individual e serão orientadas a manter as distâncias necessárias no atendimento, na escola. Os ambientes estarão devidamente higienizados e serão disponibilizados álcool em gel e pias com sabão para a lavagem das mãos.

O coordenador de articulação de Projetos para a Educação da SEC, Hélder Amorim, falou sobre os encaminhamentos em casos positivos. “As secretarias municipais estão à frente das estratégias de Saúde, na realização e avaliação dos testes, além do acompanhamento dos casos positivos. Estes serão monitorados para ver a necessidade de tratamento em casa ou no hospital e as famílias terão a mesma assistência”, ressaltou.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.