Cerveja Je assunção
uruçuca novo
Buerarema
Colégio Jorge amado
Plansul
Ieprol

“FAKE NEWS EXISTE POR OMISSÃO DA SOCIEDADE E FALTA DE ENFRENTAMENTO DAS ENTIDADES DE JORNALISMO”, DECLARA EDERIVALDO BENEDITO

O jornalista Ederivaldo Benedito foi o entrevistado desta quinta-feira (8) do programa Oito em Ponto no Ipolítica Bahia, apresentado por Gabriel Guedes. Bené, como é popularmente conhecido, falou sobre os desafios do jornalista diante da pandemia, fez comentários sobre as ações políticas em combate ao vírus e contou um pouco de sua trajetória profissional.

Em homenagem ao dia do jornalista, comemorado nesta quarta-feira, 7 de abril, Bené falou um pouco sobre sua carreira e os desafios que enfrentou até a adaptação com os meios sociais e a internet. O repórter, para Bené, é um dos papéis de maior importância no jornalismo, relatando que iniciou sua carreira atuando na área de reportagem.

Conhecido por falas polêmicas e diretas, Bené fez duras criticas voltadas para as entidades que representam o jornalismo. Quando o assunto foi Fake News, o jornalista frisou que a omissão dos órgãos de representatividade é o principal culpado desta propagação. “Fake News ela existe por omissão da sociedade, mas ainda pela falta do enfrentamento das entidades de jornalismo em combate à propagação”, disse.

Outra questão levantada por ele, foi sobre a perda de conteúdos históricos do jornalismo de Itabuna. Bené criticou a Fundação Itabunense de Cultura e Cidadania – FICC, por não ter cuidado e preservado esses documentos. “Não estou aqui criticando os gestores da Fundação, mas ela como um todo por não ter buscado preservar a história do jornalismo de Itabuna. Eu mesmo, perdi diversos conteúdos próprios”, relatou.

Benedito falou também sobre política, onde frisou que seu maior erro foi ter sido um ‘militante partidário’ e jornalista ao mesmo tempo. Ele falou também sobre as eleições de 2000, onde prestou serviço ao ex-prefeito Fernando Gomes. “Eu me arrependi de ter trabalhado naquela eleição de 2000. Acredito que um dos piores erros que cometi foi ter me filiado a um partido e atuar como militante ao mesmo tempo que era jornalista”, disse.

Nesta sexta-feira (9), o vereador Manoel Porfírio (PT-Itabuna) e Ivan Júnior (PP-Itajuípe) serão os entrevistados do programa. Assista a baixo a entrevista completa com o jornalista Ederivaldo Benedito:

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.