Augusto
Guinho
Isaac Nery
Capitão
Son Gomes
Junior Brandão
Prefeitura de Ilhéus julho/ago
Laryssa Rocha
Faculdade de Ilhéus
Jequitibá
Pref itabuna
Câmara itb 1
Ieprol

FALTA DE UTI AMEAÇA DEIXAR VÍRUS MAIS LETAL NO INTERIOR, APONTA JORNAL

Com a disseminação acelerada da Covid-19 nas cidades do interior, infectados chegam aos grandes centros urbanos com prognósticos negativos de recuperação. Nos municípios menores, o tratamento inicial tende a ser mais precário. Por isso, gestores estaduais buscam mais leitos de UTI e meios de locomoção dos doentes, aponta a Folha de São Paulo.

De acordo com a publicação, as 27 capitais reúnem 24% da população do país, mas contam com quase a metade dos leitos de unidades de terapia intensiva para adultos. No interior, esses recursos se concentram em cerca de 300 municípios maiores, com mais de 100 mil habitantes. Isso significa que apenas 6% das cidades do Brasil dispõem de leitos de UTI. Aproximadamente 100 milhões de pessoas vivem em locais sem esse tipo de atendimento. Correm maior risco os 32 milhões que residem em 3.670 municípios com até 20 mil habitantes.

A folha relata ainda que a desigualdade na distruibuição das unidades é mais grave no Norte e no Nordeste, mas também há problemas nas demais regiões. O fato de o Ministério da Saúde não ter um mapa nacional das unidades, prometido na gestão de Luiz Henrique Mandetta, também dificulta a distribuição de pacientes do interior para os grandes centros.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.