Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

FÉLIX MENDONÇA APRESENTA PROJETO POLÊMICO PARA REESTATIZAR A PETROBRAS

O deputado federal Félix Mendonça Júnior (PDT) apresentou um projeto de lei para reestatizar a Petrobras, que se tornou uma empresa de economia mista em 1997. Pela proposta, o governo federal, que é sócio majoritário, seria obrigado a utilizar os dividendos obtidos por meio da companhia para recomprar todas as ações que estão no mercado e pertencem a entes privados.

Somente no segundo trimestre de 2022, a Petrobras pagou R$87,8 bilhões em dividendos aos acionistas. A maior parte desses recursos segue para fora do país. “O capital total da empresa é de 43,11% de investidores estrangeiros, 36,75% do governo brasileiro e 20,14% de acionistas aqui do país. Ou seja, a Petrobras já está sendo privatizada, pois ela é administrada para gerar lucro, o que faz com que o petróleo não seja do povo brasileiro”, justificou Félix.

O deputado explicou que, por conta dessa lógica, a população paga caro pelo combustível. “Enquanto os empresários donos da Petrobras comemoram com o aumento dos dividendos, o brasileiro paga o combustível em dólar e fica cada vez mais prejudicado. Vai ficar ainda pior se avançar a proposta do atual governo de privatizar a companhia. Com esse projeto, também queremos evitar que isso aconteça”.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.