Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Buerarema
Pref ilheus junho
Ieprol

GEÓGRAFOS DE ITABUNA VÃO APRESENTAR TRABALHO TÉCNICO EM SANTA CATARINA

O Trabalho técnico foi aprovado para inclusão e apresentação em Santa Catarina

Os geógrafos de Itabuna, Roberto José da Silva, Kaique Brito e Jonatas Batista vão apresentar um trabalho científico, realizado por eles, no XXII Simpósio Brasileiro de Recursos Hídricos, entre os dias 26 de novembro a 1º de dezembro de 2017, em Florianópolis-SC.

O trabalho técnico intitulado “O EFEITO DE FENÔMENOS NATURAIS ASSOCIADOS A UMA INEFICAZ GESTÃO HÍDRICA EM UMA MÉDIA CIDADE NO NORDESTE DO BRASIL”, foi aprovado para inclusão nos anais e apresentação durante o referido Simpósio no formato oral e deverá ser apresentado no dia 28/11/2017.

Os simpósios da ABRH primam não só pelo excelente nível das contribuições técnicas e dos debates, como pela oportunidade única de troca de experiências e conhecimentos entre os profissionais do setor, do Brasil e do exterior, sendo considerada a principal referência no campo dos recursos hídricos para os tomadores de decisão, ambiente a compartilhamento de informação e conhecimento em um processo contínuo de aprendizado.

Para Roberto José, a crise hídrica vivenciada na região, entre os anos de 2015-2016, atingiu fortemente a cidade de Itabuna, muito mais pela ineficiência da gestão dos recursos hídricos, do que propriamente por causa do fenômeno sazonal do El Nino.

Com a crise, uma antiga proposta de implantação de uma barragem na bacia do rio Cachoeira foi retomada e aprovada. O método escolhido para solucionar a falta d’água em Itabuna, apesar de válido, não foi o mais adequado, pois, além de exigir grandes intervenções de engenharia no ambiente natural e por consequência, grande montante de recursos econômicos, não garante a segurança hídrica nas bacias hidrográficas. O trabalho cientifico sugere a implantação de programas de restauração e conservação das bacias hidrográficas que podem efetivamente regular as condições ambientais.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.