IBICARAÍ ENFRENTA SUA PIOR CRISE NA ÁREA DA SAÚDE, DIZ LENILDO AO AVALIAR A DESEMPENHO DE MONALISA TAVARES
O pré-candidato a prefeito de Ibicaraí, Lenildo Santana (PT), convidado desta quinta-feira do podcast Café iPolítica no iPodcasTV, no YouTube, apontou que na gestão da atual prefeita da cidade, Monalisa Tavares (UB), a área da Saúde é a que tem causado mais preocupação e que mais precisa de intervenções imediatas.
O prefeito disse que tem sido procurado pela população e recebido informações de que nos postos médicos, faltam medicamentos básicos, como Losartana, remédio para controlar a pressão arterial, utilizado principalmente por idosos, e que não está sendo distribuído nos postos da cidade.
Disse que também faltam medicamentos na cidade para aqueles que são acompanhados pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).
Santana relembrou que, atualmente em Ibicaraí, dos 11 Postos de Saúde da Família (PSFs), 8 foram construídos dentro de suas gestões, mas que, mesmo com essa rede fortalecida, a cidade de Ibicaraí sofreu muito em 2021 e 2022 com um plano de enfrentamento da crise de COVID-19 que ele classificou como “deficitário”, pelo que denunciou, subsequentemente a existência de centros cirúrgicos parados na cidade porque os equipamentos foram recebidos e estão encaixotados.
O ex-prefeito ainda comentou sobre qual seria, para ele, a melhor saída para melhorar a qualidade dos serviços do Hospital Municipal, pelo que apontou larga inclinação pela estadualização do equipamento de saúde.
“O problema é que o Estado não quer hospitais pequenos, ele constrói grandes hospitais, temos os grandes hospitais como o Hospital de Base de Itabuna e o Costa do Cacau em Ilhéus e, com isso, se centraliza os investimentos e os repasses de recursos para essas instituições. Não se tem interesse nos hospitais pequenos, pulverizando os recursos”, comentou.
O podcast Café iPolítica vai ao ar sempre todas as quintas-feiras, às 19h30min. Aos sábados, o podcast se transforma no programa de rádio homônimo, com mesmo apelo e o que mais cresce em audiência na região. Ao vivo, pela Interativa FM 93,7 ancorado por Gabriel Guedes e Naty Almeida e com flashes ao vivo transmitidos direto do Boteco Gaúcho, o restaurante-bar que oferece o melhor café da manhã de Itabuna.