faculdade de ilheus
Plansul
Cerveja Je assunção
Buerarema
Ieprol

ILHÉUS: CÂMARA APROVA O PROJETO DE LEI “FEVEREIRO LARANJA”, QUE INCENTIVA A DOAÇÃO DE SANGUE E MEDULA ÓSSEA

Ilhéus acaba de instituir no calendário oficial de eventos do município o “Fevereiro Laranja”. O mês será utilizado para estimular a divulgação e conscientização sobre a importância do cadastramento como doador de medula óssea. Projeto de Lei de autoria da vereadora Ivete Maria (DEM) foi aprovado pela Câmara Municipal. O PL estabelece o fomento de políticas públicas que possam contribuam para a sensibilização do tema.

Na justificativa, a vereadora Ivete Maria destaca que “o atendimento prioritário em serviços, como bancos, órgãos públicos, rodoviárias, agências dos correios e de outras empresas públicas, entre outros locais de atendimento ao público, torna-se uma forma interessante e efetiva de promover as doações voluntárias de sangue e a atualização dos dados dos doadores de medula óssea”.

A doação de sangue e medula óssea é elemento essencial para manutenção da saúde, como cirurgias e tratamento de doenças graves. Segundo dados do Ministério da Saúde, em 2019, dezesseis a cada mil habitantes assumiram a condição de doadores de sangue, correspondendo a 1,6% da população.

Apesar de consistir em número dentro dos parâmetros estabelecidos pela Organização Mundial de Saúde, entre 1% e 3%, as medidas de incentivo são essenciais para manter o percentual atual estável e, de preferência, aumentá-lo. Com relação a medula óssea, segundo dados do Instituto Nacional de Câncer – Inca, somente 25% das famílias brasileiras apresentam o doador ideal.

Para 75% dos pacientes que precisam da doação, é necessário identificar um doador alternativo. Todavia, apesar de um número considerável de cadastros de doadores, muitas vezes é difícil localizar as pessoas cadastradas em razão de mudança de dados de contato e endereço. Dessa forma, é importante buscar formas de incentivar a atualização de dados no Registro Nacional de Doadores Voluntários de Medula Óssea.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.