Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile

ILHÉUS: “CAOS” NO LIXO

Conta a história que foi o poeta Ovidio que estabeleceu a ligação entre o Deus CAOS e a desordem e o desequilíbrio. Daí em diante, quando queremos nos referir a algo, ou a uma situação que se encontra em total desequilíbrio e tem muitos e variados problemas, e todos de difícil solução, dizemos que aquilo está um CAOS.

CAOS é hoje a situação na qual se encontra os serviços de coleta, transporte e disposição final do lixo na cidade de Ilhéus. Se a situação já não era muito boa no governo anterior, o Governo Marão, que prometeu resolvê-la, conseguiu agravá-la ainda mais.

A coleta é irregular, e quando é realizada isto acontece em horários inconvenientes. E o pior é que o povo de Ilhéus dá também a sua contribuição para agravar ainda mais o problema, pois não observa os horários e termina descartando seus resíduos domésticos em qualquer lugar, em qualquer hora e acondicionados de qualquer forma.

Às vésperas do Dia da Cidade no próximo dia 28, num época em que muitos visitantes são esperados, a cidade está suja, imunda, fedendo, desorganizada e com um triste aspecto.

Vale ressaltar que além destes problemas operacionais, temos também um grave problema nas relações institucionais, já que a Prefeitura que deveria coordenar todo processo não cumpre a sua missão, a CONDER, responsável pelo Aterro de Itariri não resolve os problemas que por lá ocorrem há muito tempo, e a Solar Ambiental, que apesar de ser regiamente paga também não cumpre o seu papel.

Para que tenhamos ideia da caótica situação, a cidade de Ilhéus chegou a ficar três dias sem coleta de lixo, por conta desta falta de entrosamento entre Prefeitura, CONDER e Solar Ambiental.

As fotos dão uma pequena amostra do problema e aproveitamos para chamar a atenção para a inadmissível situação encontrada na Central de Abastecimento da cidade, ressaltando que como é lá que o povo de Ilhéus adquire seus gêneros alimentícios, existe a possibilidade da Central tornar-se um vetor de proliferação de doenças, o que poderá agravar ainda mais uma outra área problemática do Governo do Médico Marão, que é a área de saúde.

Coleta de Lixo é atividade básica e que tem que funcionar. Quando um governo não consegue fazer isto é sinal de que, breve, será a cidade toda que se tornará um CAOS.

Ao povo de Ilhéus, só resta pedir que Santo Antonio, São João e Sâo Pedro os ajude.

11 Comentários
  1. Vitória Inácio Diz

    Ilhéus é uma cidade linda!!
    Porém tem suas deficiências…
    E não tem o cuidado que deveria.
    A princesinha do Sul tem que ser mais respeitada!!
    Cadê os órgãos públicos?
    Cadê o prefeito ?
    Cadê o todo o dinheiro?
    Cadê a atuação da prefeitura??
    Os serviços públicos??

    São perguntas, e todos nós queremos respostas… apesar de já termos a noção de qual serão as respostas….
    MAS NÓS QUEREMOS RESPOSTAS E ATITUDES JÁ!!!

    Ilhéus é uma cidade turística, e está sendo mal vista…
    Precisa de saneamento básico etc…
    Mais o prefeito só quer investir em contratações de shows etc…

    A população precisa ter disciplina…
    Tem que RESPEITAR, PRESERVAR, CUIDAR DAS MARAVILHAS QUE DEUS CRIOU…

    AS PRAIAS? NEM SE FALA!!
    SÃO VERDADEIROS ESGOTOS A CÉU ABERTO…
    PRATICAMENTE NEM EXISTE MAIS A CENTRAL DE ABASTECIMENTO… É UM VERÍDICO LIXÃO!!

    PRECISAMOS, NECESSITAMOS DA ATUAÇÃO DA PREFEITURA, DO PREFEITO…

    É UMA VERGONHA!!?

  2. Pedro Diz

    A cidade passa por uma crise em diversas areas e a coleta é so uma delas, a prefeitura deve a solar ambiental algo em torno de 7 milhoes de reais, a empresa tem gastos absurdos com manutenções de frota e pessoal e com faturas atrasadas fica pior ainda a situação, alem de cumprir um tac com ministerio publico q proibe a empresa de trabalhar em feriados e dias de domingo. Acompanho o drama que vivem os donos da empresa pra continuar servindo as vezes tirando dinheiro do proprio bolso p custear as despesas e esperando um milagre que o prefeito pague oq deve. Um verdadeiro absurdo. A culpa na realidade é e sempre foi da gestão da cidade.

  3. Mariah Diz

    Muito triste ver que a cada mandato, o caos na cidade vem aumentando em todos os aspectos. Não sou daqui mas amo essa cidade linda por natureza, Vejo que a tendência é Ilhéus ser totalmente abandonada. O que me causa profunda tristeza. A cidade está acabada.

  4. Joyce Diz

    ??????????só temos em ilhéus tristeza vergonha raiva de saber que podemos e dar pra ser melhor e ninguém se importa meus pais moram em ilhéus minha família pra dizer a verdade .sonho que que esse ano alguém olhe e faca alguma coisa por essa cidade maravilhosa que não merece ser esquecida desse geito abandonada ao caus.???????????????e. Tão triste .falos pro meus filhos vamos morar em ilhéus eles falam vamos mamãe aqui não tem vida .mas como eu faço pra levar eles com tanto lixo nas ruas com uma cidade tão suja .precisar de um médico e não ter onde levar porque ilheus nunca tem leito .nunca tem vaga nunca tem médico às escolas são duas semanas com aulas e três meses sem ?

  5. Joyce Diz

    Por favor alguém com poder maior olha pra Ilhéus toma a gente não conseguimos poia disem que somos o poder que a voz do povo e o poder mais não é verdade somos mudos se não ouver quem nos ouça quem nos de atenção .ilhéus e linda ilheus tem história e não precisa de muinto .estão deixando a cidade morrer e todas as pessoas que precisam outras que amam morar em ilhéus o que fazer .com segurança .saúde .educação .limpeza .meu deus alguém olha pra gente não precisamos muinto .o lixo e a pior coisa a se acumular em uma cidade .fauta de médico .os idosos ficam duentes vai no médico várias vezes pra conseguir ser atendidos .

  6. Joyce Diz

    Sou de ilhéus moro em São Paulo mais com muinta vontade de ir embora pra minha cidade mais tenho medo diante de notícias tão ruims .e tão triste uma cidade tão linda quanto ilhéus tenho tanta vontade de criar meus filhos lá .mas é tão triste saber tudo isso a parte mais importante é a higiene a saude e o ensino .pesso a Deus todos os dias que o prefeito olhe a vila queiroz que fica no malhado a rua não é feita todos vive em uma rua com medo que chova se chover ninguém consegui ir pro trabalho ou levar seus filhos pra escola se não for cheios de Lama .a central e o lugar onde deveria ser totalmente limpo pois as carnes frutas legumes precisamos dali .e tão vergonhoso saber que está afundando no lixo e não precisa isso .

  7. Manoel da Silva Souza Diz

    Gostaria de saber qual será o Prefeito que vai colocar as placas de cimento no esgotão que corre a céu aberto à frente da Central de Abastecimento de Ilhéus. Esgoto cartão postal de Ilhéus! Isso é uma vergonha. Cidade turística! Trabalha Marão ! Acorda pra vida!

  8. Anônimo Diz

    vergonha

  9. jJoão Freitas Diz

    nasci em Ilhéus moro em São Paulo,mais todos os anos eu passo um mês na linda Ilhéus, me sinto envergonhado de ver minha cidade mãe assim abandonada

  10. Paulo Henrique leal Diz

    Sou filho de ilhéus, hoje morro em São Paulo a 23anos, enquanto esses prefeitos ladrões que só pensa neles e não no município vai continuar essa Nojeira, cidade suja cheia de buracos e lixos pra todos lados, hoje eu tenho vergonha fala que eu nasci em ilhéus que eu tento amo, no meu tempo era uma cidade linda cheia de turistas o ano todo, esses ladrões acabou com mh cidade.

  11. Farailda Araujo Diz

    Meu Deus, tendes Misericórdia, acreditamos tanto na campanha política de Dr. Mário Alexandre, onde ele ressaltava a melhoria de nossa cidade, em todos os aspectos e hoje nos vemos assim, num verdadeiro CAOS. E eu pergunto: O que tá acontecendo Dr Mário Alexandre, responde pelo amor de Deus?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.