Um caso de Mpox, também conhecida como varíola dos macacos, foi diagnosticado em Ilhéus, Bahia. O paciente, sob acompanhamento da Vigilância Epidemiológica, recebeu todos os cuidados necessários, segundo comunicado da prefeitura local.
Após atendimento clínico, uma amostra de sangue foi coletada e enviada ao Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen), em Salvador, onde a presença do vírus foi confirmada.
De acordo com a prefeitura, o contágio do paciente não ocorreu no município, tranquilizando a população quanto à disseminação local da doença.
Nesta quarta-feira, 14, a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou a Mpox como uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII). A decisão foi motivada pelo aumento global de casos e evidências de maior letalidade da doença.
Inicialmente declarada como surto global em 2022, a Mpox havia saído da lista de emergências devido à redução de casos. No entanto, até o momento, o mundo registra mais de 17 mil casos e mais de 500 mortes, superando todos os casos de 2023.