Câmara de Vereadores
Gov estado saude
Prefeitura de Itabuna
Buerarema
uruçuca novo
Laryssa Rocha
Faculdade de Ilhéus
Jequitibá
Ieprol

ILHÉUS: O RETRATO ELEITORAL FALTANDO 90 DIAS PARA A ELEIÇÃO 2020

Por Jerberson Josué

Faltando exatamente 90 dias para o pleito 2020, que este ano ocorrerá em uma data especial pelo momento que vivemos de pandemia, 15 de novembro será o dia do primeiro turno das eleições 2020. Mesmo com tão proximidade, o cenário eleitoral em Ilhéus é totalmente indefinido e aberto. Ou seja, TODO mundo tem chance e NINGUÉM está descartado. Algumas ditas pesquisas, levantamentos, sondagens e apuração da opinião do eleitor ilheense têm sido feitos por grupos e partidos, mas apenas para consumo interno e para organização de estratégias. Sem registros no TRE, NINGUÉM poderia divulgar também. A única coisa que é visível e marcante, é a total indefinição do cenário…

As conversas de bastidores têm se intensificado, mas sem definições, o que acaba contribuindo para o posicionamento indefinido do eleitor, pois a quantidade de pré-candidatos a prefeito ainda é muito grande. Até o momento são os seguintes abaixo, sem estar em ordem de nenhuma colocação, de nenhuma preferência.

Bernadete Sousa – PSOL.

Nilton Cruz – PT.

Roberto Barbosa – Solidariedade.

Zé Nazal – REDE

Cosme Araújo – PDT.

João Barros – PRTB.

Mário Alexandre – PSD.

Reinaldo Soares – PTB.

Jorge Vianna – MDB.

Cacá – PP.

Valderico Júnior – DEM.

Thiago Martins – Democracia Cristã.

*Observação importante:

A sequência acima é aleatória.

Esses são nomes que grupos e partidos têm defendido pelas ruas e pelas redes sociais. Vale lembrar a importância das redes sociais nessa eleição, principalmente por causa do advento da pandemia, onde é recomendável, por questões de saúde pública, não ter aglomerações e contato corpo a corpo, que é a poderosa arma em corrida eleitoral.

Existem dois nomes que apesar de seus partidos estarem publicamente apoiando determinado pré-candidato, eles circulam na mídia e redes como pré-candidatos, Manuelito Puentes do Patriota e Jailson Nascimento do PSB. Isso é inusitado e está gerando muitas perguntas.

Mas um fato novo acendeu uma centelha no tabuleiro do xadrez político neste final de semana, o pedido de exoneração de Bebeto Galvão, da assessoria especial no gabinete do governador Rui Costa. O fogo deverá se espalhar sobre a cobiçada ilha de São Jorge e vai deixar muita gente sem dormir.

O que está claro é que, só vamos ter a certeza de quem e quantos serão de fato candidatos, após o 15 de setembro, data do fim do prazo das convenções partidárias. Ou seja, daqui a 30 dias. Até lá, vamos ouvir de tudo. Provocação, balão de ensaio, bravatas, blefes e sonhos. São esses alguns nomes dados a várias pré-candidaturas. Nós vamos aguardar o desenrolar dos fatos e a definições dos partidos, aí voltaremos a analisar possibilidades. Até lá, seguimos atentos aos sinais que o eleitor quiser.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.