Ieprol – Matrículas Abertas – Desktop Mobile
Itajuípe – Dengue Novo – Desktop/Mobile
Buerarema – Fevereiro Roxo e Laranja – Desktop/Mobile
PM Itabuna – Lavagem do Beco
Plansul – 31 anos – Desktop/Mobile
AACRRI – Reconstrução PIX – Desktop/Mobile

ILHÉUS: PREFEITURA INSTITUI COMENDA GREGÓRIO LUÍS PARA HOMENAGEAR PESSOAS QUE ATUAM PELA IGUALDADE RACIAL

Homenagear as pessoas físicas, preferencialmente negras, que no exercício de suas atividades e funções tenham contribuído de forma determinante para promover a igualdade racial em Ilhéus é o objetivo da Comenda Gregório Luís, instituída pela Lei Municipal nº 4.251/24.

A honraria é uma forma de reconhecer os serviços prestados por cidadãos, com foco na formação de uma sociedade plural, justa e igualitária, implementação de políticas públicas e atividades voltadas à Consciência Negra no município, de modo a se tornarem merecedores do reconhecimento.

“A entrega desta Comenda é uma forma de valorizar a cultura negra e destacar trabalho das pessoas que lutam diariamente contra todas as formas de discriminação”, disse o prefeito Mário Alexandre. As personalidades escolhidas serão agraciadas anualmente, no mês de novembro, preferencialmente no dia vinte desse mês, ocasião em que se comemora o Dia da Consciência Negra, bem como o Novembro Negro em Ilhéus.

Luta e resistência

Gregório Luís foi um dos líderes da revolta escrava do Engenho Santana, em Ilhéus, ocorrida no ano de 1789, provocando a paralisação do engenho por dois anos. Os cativos escreveram uma carta – um tratado de paz – objetivando uma negociação e a volta ao trabalho. O documento, além de ser uma tentativa de resistência e luta em um momento de revolta, foi um ato político desses próprios sujeitos.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.