Buerarema
Plansul
COLÉGIO JORGE AMADO
Pref ilheus junho
Ieprol

ILHÉUS REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ORGÃOS PARA DOAÇÃO APÓS CRIAÇÃO DO SIADOTT

No último dia 12, Ilhéus realizou a primeira captação de órgãos após a implantação do Setor de Intensificação e Apoio à Doações de Órgãos e Tecidos para Transplante – SIADOTT, vinculado à Secretaria Municipal de Saúde. A implantação do Setor foi realizada após o vereador Paulo Carqueija (PSD) solicitar ao Executivo Municipal, através de requerimento, uma alteração na estrutura administrativa da Prefeitura, com a criação deste setor, considerado de grande relevância para a população.

De acordo com Carqueija, o governo teve a sensibilidade ao acatar o pedido, e a Casa Legislativa participou deste processo através da Comissão de Legislação e Justiça, da Mesa Diretora e de todos os parlamentares que aprovaram a mudança administrativa. O SIADOTT foi implantado e a enfermeira Ana Aragão foi designada para coordenar o setor. “Ela que é completamente dedicada e capacitada para esta função, vem trabalhando para avançar nas doações de órgãos no município e nesta semana que passou tivemos esta boa notícia”, declarou o parlamentar.

A captação dos órgãos foi realizada no Hospital São José, após ser constatada morte encefálica de um paciente e ser autorizada pela família a doação de múltiplos órgãos: córnea, coração e rins. Para a realização do procedimento, foi necessária uma equipe com dois médicos e uma enfermeira, que veio de Salvador, além de dois enfermeiros e um instrumentista do próprio Hospital São José. “Essa é uma conquista que a nossa comunidade tem que comemorar e reconhecer que iniciativas como essa tiveram o nascimento e apoio da Câmara de Ilhéus”, salientou o vereador.

1 comentário
  1. […] post ILHÉUS REALIZA PRIMEIRA CAPTAÇÃO DE ORGÃOS PARA DOAÇÃO APÓS CRIAÇÃO DO SIADOTT apareceu primeiro em […]

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.